Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PS acusa Governo de preparar aumento encapotado de impostos

O PS acusou hoje o Governo de preparar um aumento encapotado de impostos e de gerar incerteza ao discutir na praça pública medidas como a criação de uma taxa sobre produtos nocivos para a saúde.

PS acusa Governo de preparar aumento encapotado de impostos
Notícias ao Minuto

19:51 - 19/04/14 por Lusa

Economia Brilhante Dias

Estas críticas ao executivo PSD/CDS foram feitas à agência Lusa por Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, depois de a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ter admitido na terça-feira passada uma taxa sobre produtos alimentares nocivos à saúde.

"Não podemos ter uma ministra das Finanças a dizer que o Governo tomará uma decisão relativa a uma taxa que incidirá sobre produtos nocivos [com excesso de sal, gordura ou açúcar] e depois ouvirmos do mesmo Governo, particularmente do ministro da Economia [Pires de Lima] uma crítica pública a essa medida. Não se Governo assim", declarou o dirigente socialista.

De acordo com o membro do Secretariado Nacional do PS, o país está perante "mais uma divergência dentro do Governo, depois de outras tantas que já aconteceram ao longo dos últimos anos a propósito da Taxa Social Única (TSU), do IRS ou das pensões".

"Este Governo tem o hábito de discutir na praça pública, gerando um clima de incerteza e de desconfiança nas instituições", apontou Eurico Brilhante Dias.

O caso relativo à eventual aplicação de uma taxa sobre produtos alimentares nocivos à saúde levou também Eurico Brilhante Dias a advogar que essa situação "dá razão a uma das mais insistentes críticas feitas pelo PS" ao executivo PSD/CDS.

"Este caso é revelador de uma parte da agenda que o Governo esconde aos portugueses, preparando-se para fazer um aumento encapotado de impostos após as eleições europeias. Mas os portugueses percebem que este Governo tem uma estratégia de cortes e de austeridade a somar a austeridade", disse.

Eurico Brilhante Dias desafiou ainda o Governo a "estudar primeiro as medidas" que se propõe tomar e, a seguir, a ser "claro e transparente perante os portugueses, dizendo ao que vem".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório