Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Serra da Estrela. Disponível formulário para apoio aos agricultores

O formulário está disponível no site do IFAP. 

Serra da Estrela. Disponível formulário para apoio aos agricultores
Notícias ao Minuto

10:04 - 17/08/22 por Marta Amorim

Economia Incêndios

Após reunião do Governo com o IPMA, que deu conta do início de uma terceira vaga de calor já na próxima semana, a Ministra da Cultura, Maria do Céu Antunes, falou sobre os apoios a serem concedidos aos pastores e agricultores da Serra da Estrela afeados pelo incêndio.

"A portaria foi publicada ontem à noite, os serviços do IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, trabalharam toda a noite para que todos os agricultores possam aceder ao sítio eletrónico e recorrer a esta ajuda", garantiu a ministra.

O formulário está disponível no site do IFAP. As candidaturas decorrem de 17 a 24 de agosto.

Do orçamento do Ministério da Agricultura são disponibilizados 500 mil euros de apoio de emergência para alimentação para bovinos, cavalos, ovelhas, cabras e este "montante vai ser distribuído consoante critérios de elegibilidade". 

Para se candidatarem a este apoio, os produtores têm que ter os animais registados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) ou no Registo Nacional de Equídeos (RNE).

"Vamos fazer slots de uma semana: recebemos candidaturas de uma semana e pagamos", e assim será na outra semana, asseverou. 

Ainda segundo a Ministra - e porque o incêndio da Serra da Estrela ainda não está dado como dominado - todas as freguesias que venham a ser apuradas depois da data de ontem, serão introduzidas "por aditamento" e caso seja necessário, o "orçamento será reforçado recorrendo ao fundo de emergência"

Já está também disponível em todas as direções regionais de agricultura, açúcar para alimentar apiários de todo o país que tenham sido afetados pelos incêndios. 

De recordar que, há uma semana, a ministra e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) trocaram acusações em que a CAP criticou a falta de apoio e a ministra acusou a confederação de não apoiar o partido socialista nas últimas eleições.

[Notícia atualizada às 15h01]

Leia Também: Sérgio Figueiredo renuncia ao cargo de consultor do ministro das Finanças

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório