Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Noruega e Alemanha acordam aumento de cooperação energética

Noruega e Alemanha acordaram hoje, após uma reunião dos chefes de governo em Oslo, aumentar a cooperação energética entre os dois países em áreas como o hidrogénio, o carbono, a energia eólica e a produção de baterias elétricas.

Noruega e Alemanha acordam aumento de cooperação energética
Notícias ao Minuto

20:38 - 15/08/22 por Lusa

Economia Energia

"Tem havido uma extensa cooperação energética entre a Noruega e a Alemanha há muitos anos. Agora estamos a desenvolver essa cooperação. Aqui estão as soluções de longo prazo para os desafios energéticos e climáticos da Europa", disse o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, numa conferência de imprensa conjunta.

Numa tentativa de reduzir a sua dependência do gás russo, a Alemanha aumentou as suas importações de gás da Noruega, apesar das limitações do país nórdico, que abasteceu aproximadamente entre 20% e 25% de toda a procura da União Europeia e do Reino Unido no ano passado.

Gahr Støre recordou que há meses o seu Governo pediu às empresas extrativas que tentassem maximizar a produção e, que graças a este esforço e à reabertura de uma fábrica de gás liquefeito no norte do país, cujo destino quase exclusivo é a Alemanha, as exportações de gás aumentaram 10%.

"Estou feliz porque na Noruega temos um fornecedor de energia seguro, pode sempre confiar-se na Noruega", disse hoje o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Leia Também: Índia diz não sofrer pressão para limitar compras de energia russa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório