Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Perturbações devido a greve na CP devem começar na noite deste domingo

A greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) na CP - Comboios de Portugal deverá causar perturbações na circulação já a partir deste domingo.

Perturbações devido a greve na CP devem começar na noite deste domingo
Notícias ao Minuto

12:25 - 14/08/22 por Lusa

Economia CP

Segundo disse à Lusa o dirigente do SNTSF Abílio Carvalho, a greve deverá causar perturbações na CP no feriado de segunda-feira, "que podem ser sentidas na véspera, domingo à noite, porque há trabalhadores que iniciam os turnos" nessa altura.

A CP - Comboios de Portugal alertou na sexta-feira para "perturbações nos serviços" na segunda-feira, 15 de agosto, feriado nacional, apontando para a possibilidade de atrasos e supressões de comboios "por motivo de greve".

Na nota, publicada no 'site', a CP não refere se estão previstos serviços mínimos.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) convocou para este mês um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, ao trabalho em dia de descanso semanal e ao trabalho em feriado, apontando que os trabalhadores a devem utilizar para "manifestarem o seu descontentamento e a sua exigência pela valorização dos seus salários".

Fonte do SNTSF disse à Lusa que as razões para esta greve são o aumento salarial de 0,9%, que o sindicato considera insuficiente face à inflação registada nos últimos meses, bem como a falta de trabalhadores na empresa.

Segundo Abílio Carvalho, há "quase que uma imposição" por parte da CP em que "os trabalhadores têm de recorrer quase obrigatoriamente ao trabalho extraordinário".

No comunicado divulgado na sexta-feira, a CP esclarece que "aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

A transportadora acrescenta que poderá ser obtida informação sobre o estado da circulação de comboios através do seu portal, cp.pt, ou através da linha de atendimento 808109110.

Leia Também: SINTAC e Portway sem acordo para definição dos serviços mínimos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório