Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

S&P baixa notação da Ucrânia para incumprimento "seletivo"

A S&P baixou hoje a notação de crédito da Ucrânia para "SD", ou incumprimento "seletivo", o último nível antes do incumprimento de pagamentos, devido à moratória sobre a sua dívida externa obtida na quarta-feira.

S&P baixa notação da Ucrânia para incumprimento "seletivo"
Notícias ao Minuto

22:42 - 12/08/22 por Lusa

Economia Ucrânia

"Dados os termos e condições anunciados da reestruturação, e de acordo com os nossos critérios, consideramos esta transação (...) equivalente a um incumprimento", disse a S&P num comunicado.

Os credores internacionais concederam à Ucrânia uma moratória de dois anos para a sua dívida externa, avaliada em 20.000 milhões de dólares (cerca de 19.500 milhões de euros).

As notações da dívida em moeda estrangeira a longo e curto prazo são rebaixadas de CC/C para SD.

Tal como com outras notações, a agência não fornece qualquer perspetiva indicando se planeia aumentar, diminuir ou manter a notação.

Um país é considerado em incumprimento quando é incapaz de honrar os seus compromissos financeiros com os seus credores, que podem ser governos, instituições financeiras (Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, etc.) ou investidores nos mercados financeiros e diz-se que um incumprimento é parcial quando o Estado não reembolsa parte das suas obrigações.

Um grupo de credores ocidentais incluindo a França, os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e o Reino Unido acordaram em 20 de julho um adiamento do pagamento dos juros da dívida da Ucrânia na sequência de um pedido de Kiev, exortando outros detentores de obrigações a fazer o mesmo.

A economia da Ucrânia entrou em colapso desde o início da guerra com a Rússia em 24 de fevereiro e pode ver o seu Produto Interno Bruto (PIB) cair 45% este ano, de acordo com as últimas estimativas do Banco Mundial de junho.

O adiamento do pagamento de obrigações pela Ucrânia poderia poupar-lhe pelo menos 3.000 milhões de dólares (2.923 milhões de euros) em dois anos, de acordo com cálculos da Bloomberg.

Leia Também: AO MINUTO: Borrell pede desmilitarização em Zaporíjia; Falsos referendos?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório