Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PIB do Reino Unido cai 0,1% no 2.º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido contraiu-se 0,1% entre abril e junho, após um crescimento de 0,8% no primeiro trimestre, refletindo o impacto da inflação, informou hoje o Office for National Statistics (ONS).

PIB do Reino Unido cai 0,1% no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:05 - 12/08/22 por Lusa

Economia Reino Unido

No segundo trimestre, o setor de serviços caiu 0,4%, o setor industrial não registou alteração, enquanto a construção cresceu 2,3%, segundo o primeiro cálculo do PIB para aquele período.

No entanto, a contração não foi tão acentuada como a antecipada por alguns especialistas, que esperavam uma queda de 1,3%.

Em junho, o PIB caiu 0,6% após quedas na área de serviços de 0,5%, no setor industrial de 1,6% e na construção civil de 1,4%.

Segundo o ONS, a contração respondeu especialmente à queda no setor de saúde, face à diminuição das atividades de combate à pandemia da covid-19, enquanto o consumo das famílias recuou 0,2% no segundo trimestre.

A queda do PIB entre abril e junho ocorreu dias depois de o Banco da Inglaterra alertar que o Reino Unido pode entrar no final do ano em recessão, face a dois trimestres consecutivos de contração económica, podendo essa recessão perdurar até 2023.

A entidade inglesa elevou recentemente as taxas de juros de 1,25% para 1,75% para controlar a inflação homóloga, que é de 9,4%, mas estima-se uma subida para 13% no final do ano.

Leia Também: Taxa de saúde para imigrantes e estudantes no Reino Unido. Há reembolso?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório