Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mercadona sem limitação de venda de gelo nas suas lojas em Portugal

A Mercadona disse hoje à Lusa que "não existe qualquer limitação" na venda de gelo nas lojas desta cadeia de supermercados no mercado português.

Mercadona sem limitação de venda de gelo nas suas lojas em Portugal
Notícias ao Minuto

12:21 - 11/08/22 por Lusa

Economia Supermercados

Os supermercados em Espanha estão a limitar o número de embalagens de gelo que vendem por cliente, tendo em conta a escassez deste produto devido à maior procura por causa do calor e à menor produção provocada pelos preços da eletricidade.

"Não existe qualquer limitação na venda de gelo nas nossas lojas em Portugal", asseverou à Lusa fonte oficial da cadeia de supermercados espanhola.

Na semana passada, fonte oficial do Lidl Portugal tinha confirmado que, "dado o calor que se tem vindo a sentir de norte a sul do país nas últimas semanas e meses", o mesmo levou a "um aumento muito elevado no consumo de gelo".

No Lidl "procuramos trabalhar com antecedência e em efetiva parceria com os nossos fornecedores -- e este caso não é exceção", pelo que "temos acompanhado a situação de forma constante", sobretudo nas lojas que registam maior volume de vendas, prosseguiu, na altura a mesma fonte, que afastou a necessidade de limitar a venda de embalagens de gelo por cliente.

Também a Auchan Retail Portugal tinha confirmado à Lusa há precisamente uma semana o aumento das vendas do gelo, afastando para já um cenário de racionamento.

"Podemos afirmar que o nosso fornecedor já manifesta alguma dificuldade de produção/entrega, mas, para já, não sentimos necessidade de racionamento", acrescentou a mesma fonte, na semana passada.

O Pingo Doce afirmou não ter prevista "qualquer restrição" à venda de gelo nas suas lojas e o Intermarché desconhece qualquer "racionamento de produtos" no mercado português.

O Continente disse, também na semana passada, que o aumento da procura de gelo em Portugal em julho foi de 93%, admitindo a possibilidade de existirem "ruturas pontuais", mas afastou cenário de racionamento ou subida do preço.

Em Espanha, o racionamento na venda de gelo -- e o desaparecimento do produto de supermercados e gasolineiras -- chegou quando se esgotaram as reservas do produto, resultado de uma "tempestade perfeita" em que se juntaram o aumento dos preços da eletricidade e as ondas de calor que afetam o país desde junho, segundo os empresários.

A produção de gelo, com vista a responder à habitual procura de verão, começa a fazer-se nos meses iniciais do ano, mas em 2021, o aumento do preço da eletricidade gerou custos de fabrico e armazenamento que levaram a parar as fábricas.

A inflação em Espanha foi de 10,8% em julho, o valor mais alto em 38 anos, desde setembro de 1984.

Leia Também: Mercadona abre hoje 35.ª loja em Portugal (e diz 'olá' a novo distrito)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório