Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bolsas europeias negoceiam no vermelho à espera da inflação nos EUA

As bolsas europeias estão hoje a negociar em baixa, com os investidores aguardarem pelos dados da inflação nos Estados Unidos que irão adaptar as expectativas dos mercados para mais aumentos das taxas de juro da Reserva Federal.

Bolsas europeias negoceiam no vermelho à espera da inflação nos EUA
Notícias ao Minuto

09:05 - 10/08/22 por Lusa

Economia Mercado

Pelas 08h27 horas em Lisboa, o índice Stoxx Europe 600 recuava 0,35% para 434,93 pontos, com Londres a cair 0,20%, Paris a perder 0,08%, Frankfurt a quebrar 0,41%, Madrid a cair 0,07% e Milão a descer 0,24% e Lisboa a perder 0,29%, numa Europa em que as praças negociavam no vermelho.

Na terça-feira, Wall Street encerrou em baixa, afetada em particular pelo setor dos semicondutores e com os investidores a tomarem precauções antes da divulgação hoje dos números da inflação em julho.

O índice Dow Jones Industrial cedeu 0,18%, o S&P500 recuou 0,42% e o tecnológico Nasdaq baixou 1,19%.

Espera-se que a inflação nos Estados Unidos em julho "tenha abrandado um pouco", mas "a preocupação permanece elevada", embora a inflação subjacente "possa ter aumentado" em termos anuais na maior economia do mundo, segundo a agência Bloomberg.

Nesse sentido, se assim acontecer, os dados da inflação no país irão afetar a visão sobre o aperto monetário das taxas de juro de referência da Fed e isso é fundamental para a "perceção do sentimento do risco" por parte dos investidores, disseram analistas citados pela Bloomberg.

Apesar da assinatura pelo presidente dos EUA, Joe Biden, de uma lei de apoio com mais de 50.000 milhões de dólares para investimentos no setor dos semicondutores, a sessão de terça-feira em Wall Street foi perturbada após vários avisos pessimistas sobre a procura imediata de componentes eletrónicos.

A Fed "irá aumentar as taxas de juro", disse Gary Schlossberg, estratega global do Wells Fargo Investment Institute na Bloomberg Television, adiantando que se está a ver "uma inversão profunda e uma inversão completa da curva do rendimento das obrigações do Tesouro [norte-americano]".

Leia Também: Bolsas europeias negoceiam no vermelho aguardando pela inflação nos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório