Nos cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação (contactless) existem limites aos pagamentos sem PIN, por questões de segurança, lembra o portal do plano nacional de formação financeira Todos Contam.
Antes de mais, importa sublinhar que os cartões contactless permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN.
"Para o efeito, basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de quatro centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless", pode ler-se no mesmo portal.
Dois limites que deve conhecer:
- Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo definido pela entidade que emitiu o cartão. Esse valor nunca poderá ultrapassar o limite de 50 euros;
- Existe um limite ao valor de pagamentos consecutivos sem inserir o PIN. Esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão e deve ser no máximo 150 euros ou cinco transações contactless consecutivas.
"Caso o cliente bancário atinja o limite de transações consecutivas sem introduzir o PIN (geralmente 150 euros ou 5 transações), só pode voltar a fazer uma nova transação deste tipo depois de efetuar uma operação, em TPA ou em caixa automático, na qual insira o PIN do cartão em causa", pode ler-se no mesmo site.
Leia Também: APED defende "equilíbrio e bom senso" na elaboração do plano de poupança