Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Costa do Marfim conclui acordo de paz social com função pública até 2027

O Governo da Costa do Marfim concluiu hoje com os sindicatos um acordo de "paz social de cinco anos" para o setor público, em troca, em particular, de aumentos de bónus e pagamento de salários em atraso aos funcionários públicos.

Costa do Marfim conclui acordo de paz social com função pública até 2027
Notícias ao Minuto

19:18 - 08/08/22 por Lusa

Economia Função Pública

O acordo prevê, para o período 2022-2027, "o pagamento de 1.100 mil milhões de francos CFA [1,6 mil milhões de euros] a 254.000 funcionários do Estado".

Estes "esforços financeiros absolutamente consideráveis ??(...) visam acalmar o clima social e constituem uma base essencial (...) para acelerar a transformação da nossa economia", disse o primeiro-ministro, Patrick Achi, durante a cerimónia de assinatura do acordo em Abidjan.

Por seu lado, os sindicatos estão empenhados em "respeitar a trégua social acordada para a estabilidade do país, privilegiando o caminho do diálogo", como sublinhou Mamadou Soro, secretário-geral do centro sindical Humanisme, um dos signatários do acordo.

Este acordo prolonga o de 2017-2022 com um montante de 357 mil milhões de FCFA (545 milhões de euros), assinado na sequência de um grande movimento de reivindicação em janeiro de 2017 nos serviços públicos.

Funcionários públicos de diversos setores - educação, saúde, energia, forças de segurança - entraram em greve para exigir, em particular, aumentos salariais e pagamento de atrasos.

"Observei com satisfação a vontade das organizações sindicais de favorecer o diálogo como principal meio de reivindicação social", destacou o Presidente da República do país, Alassane Ouattara, no sábado, num discurso proferido por ocasião do Dia da Independência da Costa do Marfim.

Na ocasião, anunciou uma série de medidas a favor dos funcionários públicos, contidas no acordo de hoje.

Leia Também: Sindicatos satisfeitos com mudança no regulamento da supervisão da ADSE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório