Manteigas: Arderam mais de mil hectares do Parque da Serra da Estrela

O presidente da Câmara de Manteigas, disse hoje que o incêndio que deflagrou no sábado em Garrocho, na Covilhã, consumiu mais de mil hectares do seu concelho, que fica em pleno Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

Serra da Estrela

© Facebook Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela

Lusa
08/08/2022 13:00 ‧ 08/08/2022 por Lusa

País

Incêndios

"Manteigas [concelho] está totalmente dentro do PNSE. Em termos de área ardida, apesar de ainda não estar totalmente feito o cálculo, estima-se que já arderam mais de mil hectares", afirmou à agência Lusa Flávio Massano.

O incêndio deflagrou às 03h18 de sábado, na localidade de Garrocho, freguesia de Cantar-Galo e Vila do Carvalho, no concelho da Covilhã (Castelo Branco), e alastrou para Manteigas, no distrito da Guarda.

O autarca sublinhou que o incêndio, em Manteigas "está em fase de rescaldo".

"Estamos em vigilância. Temos aqui alguns focos de fogo, controlado. São pontos quentes que não podemos deixar reativar. Neste momento está controlado deste lado [Manteigas]", indicou.

Flávio Massano adiantou ainda que o incêndio tem uma outra frente, que lavra na zona limite entre Manteigas e o concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

"O incêndio tem outra frente na zona de Verdelhos (limite entre Manteigas e Covilhã) e as indicações que tenho é que, neste momento, a situação é preocupante. A grande concentração de meios está neste momento do lado de lá [Verdelhos]", referiu.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse à Lusa que o incêndio se mantém ativo e que continua fechada ao trânsito a Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos e Manteigas.

Às 12h25, o incêndio estava a ser combatido por 603 operacionais, apoiados por 179 viaturas e nove meios aéreos.

Leia Também: Mais de 620 bombeiros combatem fogo na Covilhã, EN338 continua cortada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas