Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Moçambique diz que tem responsabilidade acrescida na transição energética

O ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique afirmou hoje que o país africano tem responsabilidades acrescidas na dinamização da transição energética, porque começa este ano a produzir gás natural liquefeito na bacia do Rovuma, norte do país.

Moçambique diz que tem responsabilidade acrescida na transição energética
Notícias ao Minuto

13:44 - 04/08/22 por Lusa

Economia Moçambique

"O presente ano deve ser marcado, entre outros acontecimentos, pelo início, pela primeira vez em Moçambique, da produção e exportação de gás natural liquefeito, através do Projeto Coral Sul FLNG, bem como do fecho do sexto concurso para novas áreas de pesquisa de hidrocarbonetos, o que adiciona maior sentido de responsabilidade e necessária reflexão sobre a tão almejada transição energética", declarou Carlos Zacarias.

O governante falava durante a abertura do sétimo conselho coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, que decorre na província de Gaza, sul de Moçambique.

Graças ao seu imenso potencial em gás natural, prosseguiu, Moçambique posiciona-se como um ator de peso na redução de combustíveis poluentes e crescente adoção de fontes limpas.

Além de contribuir para a transição energética, Moçambique pretende que os seus recursos naturais sejam usados também para o desenvolvimento social e económico do país, acrescentou.

"No que diz respeito aos hidrocarbonetos, estes são vistos como um vetor indispensável para o futuro do país. É, pois, neste diapasão que, no fim destes dois dias de reflexão [do conselho coordenador], devemos ter uma visão estratégica mais aprimorada", enfatizou Carlos Zacarias.

Outro desafio que o setor dos recursos minerais e energia enfrenta é a organização da mineração artesanal, visando colocar este ativo ao serviço do desenvolvimento social e económico face ao garimpo e contrabando, destacou.

Nesse sentido, defendeu, os operadores da mineração artesanal devem organizar-se em cooperativas com o objetivo de facilitar o controlo da atividade.

Carlos Zacarias avançou que, no domínio da energia, Moçambique tem o compromisso de "assegurar o acesso universal à energia para todos até 2030, através da eletrificação dos postos administrativos ao longo do país, com recurso à rede elétrica nacional e sistemas isolados".

Esse objetivo, continuou, também será alcançado através do aumento de capacidade de produção de energia elétrica, desenvolvimento de novos projetos de transporte e distribuição.

O ministro observou que, com o seu potencial, Moçambique tem capacidade para conseguir a autossuficiência e o incremento do fornecimento na região.

Leia Também: Governo moçambicano admite comprar petróleo russo em rublos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório