Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Se precisa de poupar, reveja as despesas mensais fixas (siga estas dicas)

Rever os gastos fixos é uma das recomendações da DECO Proteste para perceber se pode economizar algum dinheiro extra por mês. 

Se precisa de poupar, reveja as despesas mensais fixas (siga estas dicas)
Notícias ao Minuto

08:30 - 07/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia Poupar

As despesas mensais fixas representam, para muitas famílias, uma 'boa' parte do orçamento familiar. Contudo, será que não há forma de as reduzir? Rever estes gastos fixos é uma das recomendações da DECO Proteste para perceber se pode economizar algum dinheiro extra por mês. 

Três dicas para rever as despesas fixas

1. Opte por um tarifário de telecomunicações à sua medida

"No que diz respeito a telecomunicações, é muito importante escolher um bom tarifário. Se não atualiza o seu há alguns anos, talvez seja a altura de o fazer. Escolher um tarifário de telecomunicações à medida das suas necessidades pode fazer a diferença no orçamento familiar. Para quem dispensa os serviços de televisão tradicionais, há, por exemplo, soluções só para internet fixa. No entanto, estas soluções custam quase tanto como um pacote básico de televisão, internet e telefone fixo";

2. Avalie os custos com seguros e créditos

"Analise os gastos mensais com o crédito à habitação. A transferência de um crédito à habitação do banco atual para outro banco é outra das decisões que lhe pode valer alguns euros. (...) O custo do seguro automóvel, por sua vez, depende do veículo e do histórico de sinistralidade, mas comparar todas as ofertas do mercado pode permitir-lhe obter uma poupança significativa. O nosso simulador ajuda a fazer as contas. Use o cartão de crédito apenas para imprevistos."

3. Seja disciplinado com as suas finanças

"Valide todas as suas faturas. Tudo o que fique pendente no e-fatura não é considerado para efeitos de dedução e pode perder até 250 euros. Se validar as faturas ao longo de todo o ano é menos provável que alguma fique esquecida. Pode, também, pedir uma nova avaliação da sua casa. Muitos proprietários pagam imposto municipal sobre imóveis (IMI) a mais. (...) Outra das opções, se tiver algum dinheiro de parte, é o investimento num PPR. Além da poupança para a sua reforma, conseguirá obter benefícios fiscais. Com 2000 euros, por exemplo, pode obter um retorno de 400 euros no IRS. Por fim, para ficar um verdadeiro especialista na gestão das suas contas e não perder o rasto ao seu dinheiro, registe de forma organizada todas as despesas e receitas." 

Leia Também: É preciso reduzir o consumo de gás? Da cozinha ao WC saiba como poupar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório