Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Reclamações de investidores enviadas à CMVM sobem 7% para 206 até junho

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) recebeu 206 reclamações dos investidores no primeiro semestre, mais 7% do que em igual período do ano anterior, foi anunciado.

Reclamações de investidores enviadas à CMVM sobem 7% para 206 até junho
Notícias ao Minuto

14:35 - 29/07/22 por Lusa

Economia CMVM

"A CMVM recebeu 206 reclamações nos primeiros seis meses de 2022, o que representa um aumento de 7% em relação ao período homólogo", indicou, em comunicado, o regulador, citando dados do Relatório Estatístico sobre Reclamações dos Investidores.

Este crescimento foi justificado, em grande parte, pelo clima de "maior instabilidade política e económica" mundial, que levou à desvalorização de alguns instrumentos financeiros.

A liderar os assuntos mais reclamados está a qualidade da informação prestada, representando 39% do total, acima dos 22% de igual período de 2021, sobretudo associada aos fundos de investimento e ao nível de conhecimento sobre a possibilidade de perda de capital.

Por sua vez, a execução de ordens ou comissões e encargos teve um peso "menos expressivo" do que nos primeiros seis meses do ano anterior.

"Em todos os casos em que a CMVM considerou que assistia razão ao investidor, a entidade reclamada satisfez a pretensão do reclamante, padrão que já se havia registado em 2021", sublinhou.

No total, entre janeiro e junho, foram concluídas 135 reclamações, uma descida homóloga de 13%.

Conforme notou o regulador, o aumento das reclamações recebidas destacou-se nos últimos dois meses do semestre, estando ainda em curso a respetiva análise.

Contabilizaram-se 22 entidades visadas nas reclamações recebidas, sendo que 16 destas apresentaram um aumento do número de reclamações face ao semestre anterior.

Leia Também: TAP. Pilotos manifestam-se na 3.ª-feira contra "injustiças" de superiores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório