Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Governo aprova versão final do decreto-lei de execução orçamental

O Governo aprovou hoje a versão final do decreto-lei que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), segundo o comunicado divulgado no final da reunião do Conselho de Ministros.

Governo aprova versão final do decreto-lei de execução orçamental
Notícias ao Minuto

15:57 - 28/07/22 por Lusa

Economia OE2022

"Foi aprovado o decreto-lei que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2022", assinala o comunicado.

Durante o 'briefing' do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou que o decreto-lei "visa garantir o controlo da execução orçamental, também flexibilizando algumas regras que vigoravam até agora".

Na semana passada, em Conselho de Ministros, o Governo tinha aprovado o decreto-lei na generalidade, tendo aprovado hoje a versão final, explicou à Lusa fonte oficial do Ministério da Presidência.

Em causa está o diploma que "visa garantir um controlo adequado da execução orçamental, indispensável ao cumprimento do disposto na Lei do Orçamento do Estado para 2022".

Recorde-se que o OE2022 entrou em vigor no final de junho, depois de a proposta orçamental entregue pelo anterior Governo em outubro do ano passado, ter sido chumbada pelo parlamento, o que levou à realização de eleições antecipadas e à escolha de um novo governo.

Esta situação levou a que fosse aprovado um regime transitório de execução orçamental, para funcionar até à entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2022.

Em 2020 e 2021 não foi publicado o respetivo decreto-lei de execução orçamental (DLEO), tendo o Governo considerado que se mantinha em vigor o DLEO de 2019 até à aprovação de um novo.

Leia Também: Costa do Marfim anuncia nova descoberta de petróleo e gás natural

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório