Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Creches gratuitas: Governo diz que medida "rompe ciclos de pobreza"

A tutela acrescenta que a medida dá também "mais condições aos jovens para se autonomizarem e constituírem família".

Creches gratuitas: Governo diz que medida "rompe ciclos de pobreza"
Notícias ao Minuto

08:39 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Creches

O Ministério do Trabalho e da Segurança Social adiantou, na quarta-feira, que a gratuitidade das creches é uma medida que "rompe ciclos de pobreza" e dá mais condições aos jovens. A portaria que regulamenta a medida foi publicada na quarta-feira

"Em setembro de 2022, entra em vigor gratuitidade das creches do setor social e solidário para crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021. Uma medida decisiva e prioritária para o país, quer no combate à pobreza infantil quer na promoção de uma política de apoio à família. Uma medida que promove a integração e igualdade de acesso de oportunidades e rompe ciclos de pobreza. Que dá mais condições aos jovens para se autonomizarem e constituírem família", adianta a tutela, numa publicação na rede social Twitter. 

As instituições terão de restituir os valores pagos na inscrição pelas famílias cujos filhos venham a ser abrangidos pela medida da gratuitidade das creches, segundo o mesmo despacho

O diploma estabelece também que a gratuitidade da frequência das creches está dependente da capacidade dos estabelecimentos, sendo a única exceção os casos de crianças em risco que poderão obrigar a criar uma vaga extra.

A portaria define como irá funcionar a medida anunciada na semana passada pelo primeiro-ministro, que se destina nesta primeira fase às cerca de 80 mil crianças que nasceram no último ano, desde 1 de setembro de 2021.

A gratuitidade está, no entanto, dependente das vagas existentes no setor social e solidário: "A medida de gratuitidade da frequência de creche e creche familiar estende-se até ao limite da capacidade autorizada para o estabelecimento".

Leia Também: Creches terão de devolver dinheiro a famílias abrangidas pela gratuidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório