Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Acordo de Empresa. Sindicato chega a pré-acordo com administração da RTP

O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) disse hoje ter chegado a um pré-acordo com a administração da RTP nas negociações do Acordo de Empresa.

Acordo de Empresa. Sindicato chega a pré-acordo com administração da RTP
Notícias ao Minuto

20:41 - 27/07/22 por Lusa

Economia RTP

"Dia 26 de Julho, praticamente sete meses depois da entrega ao CA [Conselho de Administração] da RTP da proposta conjunta subscrita por todos os Sindicatos (30 de dezembro de 2021), foi possível chegar a um pré-acordo com a RTP na revisão do AE [Acordo de Empresa] 2022", informou hoje o STT, em comunicado.

Segundo o sindicato, o acordo de princípio prevê aumentos de 20,50 euros na tabela salarial, com efeitos a 01 de janeiro, o subsídio de refeição nos locais sem cantina aumenta para 11 euros e o "compromisso, em protocolo", de negociar a segunda refeição, "em jornadas iguais ou superior a 12 horas de trabalho contínuas, desde que abranja dois períodos de refeição, para implementar a parti de 01 de janeiro de 2023".

"O compromisso da segunda refeição é a resposta do CA a uma reivindicação muito importante para os associados do STT", salienta, dando nota de que "só aceitou dar o pré-acordo em 2022 porque os aumentos salariais são em todos os níveis da tabela".

O sindicato vai agora reunir os corpos gerentes para validar os resultados obtidos pela Comissão Negociadora Sindical.

O STT considera que o resultado alcançado "não é" o que o sindicato "desejava", nem "o que os trabalhadores da RTP mereciam", mas considera ser "positivo" e ir "na direção certa".

"Face aos constrangimentos financeiros na RTP e à conjuntura política, em que o acionista Estado, através do Governo de António Costa, não valoriza a empresa e incumpre inclusive pagamentos resultantes de compromissos anteriores, foi o Acordo possível", diz.

No entanto, indica que irá centrar-se agora nas carreiras, nos reenquadramentos pendentes e no combate à precariedade.

Leia Também: Reorganização da RTP deverá estar concluída até final do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório