Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Portaria sobre gratuidade das creches publicada. O que abrange a medida?

Já foi publicada em Diário da República a portaria que regulamenta a gratuidade das creches, uma medida que "consolida uma política de apoio às famílias na conciliação da vida pessoal, familiar e profissional", de acordo com o Executivo.

Portaria sobre gratuidade das creches publicada. O que abrange a medida?
Notícias ao Minuto

09:11 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia gratuidade das creches

O despacho que regulamenta as condições específicas de concretização da medida da gratuitidade das creches e creches familiares, integradas no sistema de cooperação, bem como das amas do Instituto da Segurança Social, foi publicado, esta quarta-feira, em Diário da República

"A gratuitidade da frequência de creches e creches familiares desenvolvidas em cooperação entre o setor social e solidário e o Instituto da Segurança Social, I. P., que a presente portaria visa regulamentar consolida uma política de apoio às famílias na conciliação da vida pessoal, familiar e profissional", pode ler-se no despacho. 

De acordo com o Executivo, "melhora-se, assim, o sistema de acesso a estas respostas sociais, apoiando as famílias na diminuição dos seus encargos familiares, nomeadamente no que respeita ao pagamento da comparticipação familiar".

Segundo o mesmo diploma, a medida da gratuitidade abrange:

  1. Todas as atividades e serviços constantes dos artigos 5.º e 6.º da Portaria n.º 262/2011, de 31 de agosto, na sua redação atual, que estabelece as normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento da creche;
  2. A alimentação;
  3. Todas as despesas inerentes ao processo de inscrição e seguros;
  4. A frequência de períodos de prolongamento de horário e extensão semanal;
  5. Todas as despesas constantes da alínea a) do n.º 2 do artigo 9.º da Portaria n.º 232/2015, de 6 de agosto, que define os termos a que obedece o exercício da atividade de ama em creche familiar.

É ainda estabelecido que "apenas as atividades extra projeto pedagógico, de caráter facultativo, que as instituições pretendam desenvolver e nas quais os pais ou representantes legais inscrevam as crianças bem como a aquisição de fardas e uniformes escolares estão excluídas da medida da gratuitidade".

A gratuitidade das creches para todas as crianças nascidas após 1 de setembro de 2021 começa em setembro, devendo atingir-se as 100 mil crianças dentro de dois anos, segundo o acordo Governo e setor Social e Solidário.

Leia Também: Gratuitidade de creches deve atingir 100 mil crianças em 2024

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório