Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"Não foi Missão Impossível". Há acordo na UE para reduzir consumo de gás

Acordo foi alcançado no Conselho extraordinário de Energia, em Bruxelas, no qual os 27 chegaram a um compromisso em torno da proposta apresentada pela Comissão Europeia com vista à redução de 15% do consumo do gás até à primavera, mas já com novas exceções para abranger a "situação geográfica ou física" dos países.

"Não foi Missão Impossível". Há acordo na UE para reduzir consumo de gás
Notícias ao Minuto

11:16 - 26/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Gás

A União Europeia (UE) chegou a acordo, esta terça-feira, para reduzir o consumo de gás em 15% até à primavera, com exceções previstas para alguns países, anunciou a presidência checa do Conselho da União Europeia, na rede social Twitter.

"Não foi uma Missão Impossível! Os ministros chegaram a um acordo político sobre a redução da procura de gás antes do próximo inverno”, pode ler-se na publicação.

O acordo político foi alcançado no Conselho extraordinário de Energia, em Bruxelas, no qual os 27 chegaram a um compromisso em torno da proposta apresentada pela Comissão Europeia com vista à redução de 15% do consumo do gás até à primavera, mas já com novas exceções para abranger a "situação geográfica ou física" dos países.

Entretanto, em comunicado, é explicado que há exceções previstas no acordo, apesar de não serem referidos que países são visados: 

"O Conselho concordou que os Estados-membros que não estão interligados às redes de gás de outros Estados-membros estão isentos de reduções obrigatórias de gás, pois não seriam capazes de libertar volumes significativos de gás de gasoduto em benefício de outros Estados-membros", pode ler-se.

Além disso, os "Estados-membros cujas redes elétricas não estão sincronizadas com o sistema elétrico europeu e dependem fortemente do gás para a produção de eletricidade também estão isentos, a fim de evitar o risco de uma crise de abastecimento de eletricidade" - o que se poderá depreender que Portugal é uma das exceções

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, disse esta terça-feira que não se pode resolver o problema no setor do gás ao criar outro no setor elétrico e adiantou que a proposta que está agora em cima da mesa para reduzir o consumo de gás já responde a algumas questões levantadas por Portugal. 

[Notícia atualizada às 11h34]

Leia Também: Atualização do Windows 10 provocou erro em impressoras

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório