Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

ANA. "Estaremos disponíveis, ao lado do Governo para concretizar solução"

O CEO da ANA - Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière, garantiu, esta sexta-feira, que a concessionária estará do lado do Governo para "concretizar" qualquer que seja a solução aeroportuária para a região de Lisboa, mas vincou a "urgência" da decisão.

ANA. "Estaremos disponíveis, ao lado do Governo para concretizar solução"
Notícias ao Minuto

17:36 - 22/07/22 por Lusa

Economia Ucrânia/Rússia

"Acreditamos que o Governo e as entidades consultadas pelo Governo vão definir qual é o melhor caminho e nós estaremos obviamente disponíveis, ao lado do Governo, para concretizar a solução, a escolha que for feita", disse o presidente executivo (CEO) da ANA, em declarações aos jornalistas quando questionado sobre o tema.

Thierry Ligonnière falava, em Lisboa, na apresentação de uma parceria estratégica entre a TAP, a Galp e a ANA -- Aeroportos de Portugal, assinada esta sexta-feira, para desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para aviação.

"A única coisa que podemos dizer nesta altura é que todos queremos começar o mais rapidamente possível com obras de expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa", vincou.

O responsável da ANA justificou que a concessionária, "os parceiros, as companhias aéreas, o setor do turismo", assim como "a totalidade dos partidos políticos em Portugal" têm a "sensação que é urgente uma tomada de decisão em relação à solução de expansão da capacidade em Lisboa".

No dia 29 de junho, o Ministério das Infraestruturas publicou um despacho que dava conta de que o Governo tinha decidido avançar com uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passava por avançar com o Montijo para estar em atividade no final de 2026 e Alcochete e, quando este estiver operacional, fechar o Aeroporto Humberto Delgado.

No entanto, no dia seguinte à sua publicação, o despacho foi revogado por ordem do primeiro-ministro, António Costa, levando Pedro Nuno Santos a assumir publicamente "erros de comunicação" com o Governo nas decisões que envolveram o futuro aeroporto da região de Lisboa.

Leia Também: Aeroportos. "Qualquer decisão" será positiva para indústria, diz TAP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório