IMT, Seg. Social e SNS foram serviços públicos mais reclamados até junho

Portal da Queixa recebeu 5.585 queixas dirigidas aos serviços públicos no primeiro semestre do ano.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/07/2022 10:11 ‧ 22/07/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

serviços públicos

Uma análise do Portal da Queixa, divulgada esta sexta-feira, mostra que o IMT, a Segurança Social, o SNS, o IRN e o IEFP foram os serviços públicos que acumularam mais reclamações na primeira metade do ano. A mesma plataforma recebeu, no mesmo período, 5.585 queixas dirigidas às entidades públicas. 

"Os institutos públicos são o principal alvo dos consumidores, ao receberem 69% das queixas. O IMT, a Segurança Social, o SNS, o IRN e o IEFP estão no topo da lista das entidades com mais reclamações. Foram analisados 73 organismos públicos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A liderar a lista, os cinco organismos públicos com mais reclamações são o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) com a maior fatia (59%), a Segurança Social (9%), o Serviço Nacional de Saúde também a somar 9%, o IRN - Instituto dos Registos e Notariado (4%) e o IEFP (3%). 

Quais são os motivos das reclamações? 

"No IMT, continuam os problemas reportados no começo do ano com as Cartas de Condução (troca de título de condução, renovação, emissão e envio), a recolherem mais de 60% das reclamações; na Segurança Social, cerca de 40% das queixas registadas estão relacionadas com atraso no pagamento de subsídios e prestações sociais; já no SNS, o atendimento continua a ser um dos problemas com maior número de reclamações, 42% no total", indica a mesma análise. 

Já o "atraso no pagamento de subsídios de desemprego é a queixa que absorve a maior fatia contra o IEFP, a gerar 19% do total", enquanto "no IRN, a demora processual representa cerca de 29% das queixas, sendo que, a demora na renovação do cartão de cidadão e nos pedidos de nacionalidade são dois exemplos destes casos".

Leia Também: A24 cortada entre Vila Real e Régua devido a 'Velocidade Furiosa'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas