Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Aldeias do Xisto cativam cada vez mais estrangeiros

As Aldeias do Xisto cativam cada vez mais estrangeiros, não só turistas como também pessoas que ali querem fixar residência, disse à agência Lusa o coordenador da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Aldeias do Xisto cativam cada vez mais estrangeiros
Notícias ao Minuto

11:20 - 15/04/14 por Lusa

Economia Turismo

Rui Simão explicou que "ao longo dos últimos anos" tem sido realizado o levantamento do número de dormidas nas 27 localidades que integram a rede e que os dados apontam para "um crescimento muito considerável" da procura de turistas, quer do mercado nacional quer internacional.

De acordo com este responsável, em 2008 o número de dormidas fixou-se em dez mil, enquanto em 2012 (os de 2013 ainda não estão totalmente apurados) chegou a um total de 45 mil.

"Dos 45 mil, sete mil são oriundos de 35 países estrangeiros, entre os quais China, Austrália, Estados Unidos, Brasil e França", detalhou.

Rui Simão referiu que, além de permitir um "balanço positivo" e "satisfatório" como ponto de percurso, este crescimento também permite "demonstrar a capacidade que o projeto tem de geral valor económico para o território".

Em relação aos estrangeiros que procuram fixar residência no território das Aldeias do Xisto, os números são mais difíceis de apurar, mas, "pela leitura cruzada dos dados e do conhecimento no terreno", a ADXTUR não tem dúvidas de que há cada vez mais pedidos nesse sentido.

"Os dados que temos indicam que, em média, este território acompanha em média os espaços mais dinâmicos a nível nacional, isto em termos de pedidos de residências de estrangeiros. Se motorizarmos municípios como Braga, Aveiro e Leiria, que estão entre as cidades mais dinâmicas do Litoral, percebemos que a percentagem dessas zonas é equiparável, por exemplo, à do município de Oliveira do Hospital, e quem diz Oliveira do Hospital, diz Arganil e diz Lousã", especificou.

Para Rui Simão, entre o capital de atração deste território estão a história e o património, a natureza e o ambiente, a cultura, tradição e gastronomia, bem como aspetos que muitas vezes os portugueses não valorizam, como por exemplo a possibilidade de viver em áreas mais isoladas, com zonas sombras em termos de redes eletromagnéticas.

A Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos que se situam no centro de Portugal, no território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório