Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Europa vai enfrentar uma recessão? Seis passos para se preparar

Fique a par de seis passos que podem ajudar as famílias portuguesas a enfrentar melhor as dificuldades associadas à recessão.

Europa vai enfrentar uma recessão? Seis passos para se preparar
Notícias ao Minuto

10:51 - 20/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Recessão

A guerra na Ucrânia agravou a situação de crise energética em que a União Europeia (UE) já se encontrava, com os receios de redução de abastecimento a levarem a preços de energia historicamente elevados e voláteis, contribuindo para a inflação e criando o risco de uma nova recessão económica na Europa.

Com esta possibilidade a crescer, o ComparaJá.pt reuniu seis passos que podem ajudar as famílias portuguesas a enfrentar melhor as dificuldades associadas à recessão. Tome nota: 

1. Saiba para onde vai o seu dinheiro

"Esta dica pode parecer trabalhosa, mas faz a diferença. Faça uma folha Excel (ou use uma app) com todas as suas despesas semanais ou mensais. Registar tudo o que entra e sai é essencial para obter maior controlo sobre a sua vida financeira."

2. Reveja subscrições e renegocie despesas

"Fique atento às variações na oferta de fornecedores de serviços, como luz ou gás, de operadoras de telecomunicações e serviços de streaming. Deve fazer isso em qualquer altura, de forma a manter-se informado, mas é especialmente importante que o faça para preparar uma recessão. Se encontrar mais barato, mude."

3. Construa o seu fundo de emergência

"Este passo é essencial, mesmo em períodos sem recessão económica. Ter e manter um fundo de emergência é importante para se estruturar financeiramente e para, em caso de perda repentina de rendimentos, conseguir organizar-se e recuperar."

4. Evite dívidas

"Em qualquer período económico, as dívidas são sempre de evitar e, num período de recessão, mais ainda. Numa altura em que o Banco Central Europeu dá sinais de fazer subir as taxas de juro para travar os efeitos da inflação, os créditos ficam mais caros, o que implica um aumento considerável das suas mensalidades."

5. Reavalie os seguros e os créditos

"Renegociar créditos e seguros pode representar uma poupança significativa no final do mês. Dada a oferta existente, é muito provável que encontre uma alterativa financeiramente mais vantajosa que lhe permita por de parte alguns euros por mês. Comece pelo seguro de saúde, seguro de vida e o crédito habitação – são os produtos onde habitualmente se consegue maior margem de negociação; neste último, sobretudo na taxa de spread."

6. Regularize as dívidas do cartão de crédito

"Se já construiu o seu fundo de emergência, pondere canalizar o dinheiro que não está a gastar para abater as dívidas do cartão de crédito, e outras que possa deter. Fixe como objetivo livrar-se da dívida, e envolva todos os membros da família."

Leia Também: Onda de calor fez disparar procura por ar-condicionado e piscinas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório