Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Despacho sobre novo aeroporto? "É um assunto que para nós está arrumado"

O ministro das Infraestruturas admite que o aeroporto Humberto Delgado tem "problemas estruturais" e adianta que é necessário um "consenso" para a nova solução aeroportuária.

Despacho sobre novo aeroporto? "É um assunto que para nós está arrumado"
Notícias ao Minuto

10:06 - 13/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, justificou, esta quarta-feira, que a maioria dos voos cancelados em Lisboa são da TAP uma vez que é a companhia aérea com mais peso e presença no aeroporto da Capital. Sobre a polémica em torno do despacho da nova solução aeroportuária, que entretanto foi revogado, o governante diz que é um assunto "arrumado". 

Pedro Nuno Santos disse ser "óbvio" que a TAP é a companhia aérea com mais cancelamentos na Portela, porque "a presença da TAP no aeroporto não tem paralelo com outra companhia".

"Temos problemas no Aeroporto Humberto Delgado, [...], temos problemas com a maior companhia aérea que opera nesse aeroporto, estamos, apesar disso, muito longe da realidade vivida pela maioria esmagadora das companhias e aeroportos por toda a Europa", acrescentou Pedro Nuno Santos, que está a ser ouvido no parlamento, por requerimento do PSD, para esclarecimentos sobre os problemas nos aeroportos de Lisboa e do Porto

Os últimos dias têm sido de caos em vários aeroportos, em particular no de Lisboa, que tem registado cancelamentos todos os dias. Pedro Nuno Santos admite que "o aeroporto Humberto Delgado tem problemas estruturais", adiantando que está "acima da capacidade máxima".

Despacho polémico? "É um assunto que para nós está arrumado"

Sobre a nova solução aeroportuária, o ministro das Infraestruturas diz, depois de toda a polémica, que é necessário um "consenso"

"Foi feito um despacho, um despacho que foi revogado, está resolvido, o Estado não foi lesado. (...) É um assunto que para nós está arrumado", disse o ministro das Infraestruturas, em resposta à questão de um deputado da bancada do PSD.

O ministro das Infraestruturas, ainda assim, alongou-se sobre o assunto, indicando que o despacho revogado por ordem do primeiro-ministro determinava a realização de um estudo de avaliação ambiental estratégica do plano de ampliação da capacidade aeroportuária de Lisboa, mas tinha o "erro" de apresentar uma solução.

"O despacho determinava uma avaliação ambiental estratégica, [mas] teve o erro de ter uma solução e foi esse o problema, porque aquilo que transmitiu foi 'está uma solução tomada'", explicou Pedro Nuno Santos, em audição, na Assembleia da República.

Segundo o governante, tratou-se de um erro que "acontece" e "aconteceu". "Ia-se fazer um estudo, era mesmo isso que o despacho determinava", vincou.

O ministro das Infraestruturas começou por dizer, no discurso inicial, que é "um gosto estar de volta" e que é também  "óbvio para todos" que há problemas estruturais e conjunturais no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mas desvalorizou o 'ranking' da AirHelp, que o classificou como o pior.

"É óbvio para todos que nós temos problemas no Aeroporto Humberto Delgado [...] conjunturais e estruturais", afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação. No entanto, o ministro desvalorizou a classificação do 'site' alemão AirHelp, que divulga anualmente um 'ranking' mundial dos aeroportos, no qual o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, surge na 132.ª posição, com uma avaliação geral de 5.76 em 10 pontos, entre os 132 aeroportos avaliados, ou seja, em último lugar.

O governante apontou que o 'ranking' tem várias falhas e está desatualizado, posição que tinha sido já defendida também pela ANA - Aeroportos de Portugal.

A audição de Pedro Nuno Santos acontece numa altura em que estão a ser cancelados vários voos, diariamente, nos aeroportos europeus, devido à falta de pessoal, greves e outros fatores externos agravantes, nomeadamente climáticos, relacionados com a covid-19 ou com imprevistos. Em Portugal, o Aeroporto Humberto Delgado tem sido especialmente afetado, com dezenas de cancelamentos diários na última semana.

Pode acompanhar a emissão aqui

[Notícia atualizada às 10h42]

Leia Também: Maioria dos refugiados quer regressar, 2/3 vão esperar ser seguro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório