Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Precauções ao levantar dinheiro. Já ouviu falar de 'cash trapping'?

Já ouviu falar deste tipo de fraude? Informe-se e esteja atento!

Precauções ao levantar dinheiro. Já ouviu falar de 'cash trapping'?
Notícias ao Minuto

09:27 - 11/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Fraude

Chama-se 'cash trapping' e é um tipo de fraude associado às caixas de multibanco, a partir do qual é colocado um dispositivo junto à ranhura de saída das notas, com o objetivo de guardar as notas que os utilizadores tentem levantar nas máquinas, de acordo com o portal de literacia financeira Todos Contam.

"Os utilizadores que façam uma tentativa de levantamento, ficam com a sensação que o facto de não receberem as notas se deve a uma avaria da máquina. As notas retidas dentro do dispositivo falso são posteriormente retiradas por outra pessoa", explica o mesmo portal. 

O que fazer e como se prevenir? 

De acordo com o site de literacia financeira, "a prevenção deste tipo de fraudes passa por verificar que o caixa automático está em boas condições". 

Ou seja, antes de inserir o cartão deve verificar que o mesmo "não apresenta sinais de ter sido alterado ou vandalizado, nomeadamente na zona de entrada dos cartões ou de saída das notas. Caso sejam detetadas anomalias, não se deve abandonar o local, contactando de imediato as autoridades policiais".

Este é, contudo, apenas um tipo de fraude associado às caixas de multibanco, mas há outros: "Uma das formas mais simples de fraude é a colocação de uma câmara de filmar oculta, que regista os códigos de segurança digitados pelos utilizadores. Existem também dispositivos falsos colocados na ranhura de entrada dos cartões, que se destinam a copiar os cartões inseridos nas máquinas".

Leia Também: Coruche. GNR detém homem que tentava usar cartões multibanco "furtados"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório