Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Maior importador alemão de gás russo pede ajuda a Berlim

O 'gigante' alemão de fornecimento de energia Uniper disse hoje que está a pedir ao Governo uma ajuda numa altura de uma crescente crise de gás natural devido à guerra na Ucrânia.

Maior importador alemão de gás russo pede ajuda a Berlim
Notícias ao Minuto

14:20 - 08/07/22 por Lusa

Economia Ucrânia

A Uniper, que é o maior importador alemão de gás russo, disse num comunicado que a administração da empresa solicitou ao Governo "medidas de estabilização".

O pedido poderia ver o Governo alemão conceder milhares de milhões de euros (dólares) à Uniper para manter a empresa a funcionar.

O Governo alemão aprovou um plano de preparação de tais medidas no início desta semana.

A empresa baixou as perspetivas financeiras para este ano na semana passada, apontando para uma redução acentuada no fornecimento de gás pela Gazprom da Rússia nas últimas semanas, o que a obrigou a comprar fornecimentos substitutos a preços significativamente mais elevados.

"Uma vez que a Uniper ainda não pode transferir estes custos adicionais, isto resulta em encargos financeiros significativos", disse na altura.

A Uniper disse que a ajuda governamental que procurava era "destinada a cessar a atual acumulação de perdas substanciais, cobrindo as necessidades de liquidez da Uniper e protegendo a notação de crédito da Uniper no grau de investimento".

A empresa disse que o seu principal acionista Fortum estava também em conversações com o Governo alemão para "abordar o impacto negativo das atuais restrições ao fornecimento de gás à Uniper".

"A proposta da Fortum inclui uma reestruturação da Uniper com o objetivo de estabelecer uma empresa de segurança de abastecimento sob a propriedade do Governo alemão", disse a empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório