Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

IRS já reembolsou quase 2,7 mil milhões de euros aos contribuintes

A maioria das declarações continua a ser entregue de forma manual.

IRS já reembolsou quase 2,7 mil milhões de euros aos contribuintes
Notícias ao Minuto

19:45 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) informou, esta quarta-feira, que a quase totalidade de todas as declarações de IRS entregues até 30 de junho foram tratadas pela autoridade. O valor total de declarações liquidadas é de 5,3 milhões, cerca de 94% do total entregue no prazo legal.

No total, já foram reembolsados aos contribuintes portugueses cerca de 2.677 mil milhões de euros, até esta quarta-feira.

Em comunicado, fazendo um balanço sobre as declarações de IRS de 2022, relativas aos rendimentos de 2021, a AT explicou que foram entregues um total de 5,6 milhões de declarações até ao dia 30 de junho, o prazo legal para a entrega.

Dessas, 23% foram submetidas através do IRS Automático, enquanto que a maioria, 68% das declarações, foram entregues de forma manual, nas Finanças.

A AT já liquidou 5,3 milhões de declarações, sendo que, destas, 2.6 milhões correspondem a reembolsos enviados aos contribuintes. Acrescenta o comunicado que "foram também emitidas cerca de 1,1 milhões notas de cobrança, num total de cerca de 2,3 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)".

Em média, a AT calcula que o prazo médio de pagamento dos reembolsos pela autoridade aos contribuintes é de 18,9 dias. O prazo desce para quem entrega a declaração através das plataformas digitais e do IRS Automático, caindo para um prazo médio de reembolso de 12,5 dias.

"Ambos os prazos médios regressaram aos níveis pré-pandemia", termina a AT.

Leia Também: Ex-residentes que regressaram em 2021 podem entregar IRS até fim de julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório