Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 27º

Retomada produção de petróleo e gás na Noruega, após fim de greve forçado

O gigante do petróleo e gás norueguês Equinor anunciou, esta quarta-feira, que retomou a produção em três campos de petróleo e gás após a intervenção de Oslo para pôr fim a uma greve que ameaçava as exportações cruciais da Noruega.

Retomada produção de petróleo e gás na Noruega, após fim de greve forçado
Notícias ao Minuto

12:34 - 06/07/22 por Lusa

Economia Combustíveis

Pouco depois da intervenção do Governo na noite de terça-feira "o trabalho começou a retomar em segurança a produção nas instalações afetadas pela greve", disse a Equinor num comunicado.

"Espera-se que todos os campos estejam de novo em pleno funcionamento dentro de poucos dias", disse a empresa.

Três pequenos campos no Mar do Norte -- Oseberg Leste, Oseberg Sul e Gudrun -- tiveram de ser encerrados por causa da greve. Estes são dois campos de petróleo e o terceiro um campo de petróleo e gás.

Desde a queda no fornecimento de gás russo na sequência da guerra na Ucrânia, a Noruega tornou-se a principal fonte alternativa de gás da Europa.

O início de uma greve por um sindicato chave da indústria, Lederne, na terça-feira, ameaçou privar a Europa de até 60% das exportações de gás norueguesas até sábado se a disputa continuasse.

O Governo norueguês anunciou, esta quarta-feira, que tinha remetido a disputa entre os trabalhadores grevistas do petróleo e do gás e os seus empregadores para um organismo independente, forçando efetivamente uma paragem na mobilização ao abrigo da lei norueguesa.

"O anunciado agravamento do movimento é muito preocupante na situação atual, com a crise energética e a situação geopolítica, há uma guerra na Europa", tinha justificado a ministra do Trabalho norueguesa, Marte Mjos Persen.

A lei norueguesa permite que o Governo force a administração de uma empresa e os sindicatos a cumprir a decisão de um organismo independente.

O líder da Lederne, Audun Ingvartsen, expressou "surpresa" com a intervenção do Governo depois de uma greve de um dia, mas disse que o sindicato "respeitou" a escolha do executivo.

Leia Também: Guerra. Von der Leyen e Guterres fecham semana com reunião em Nova Iorque

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório