Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Candidatura da Pluris (de Mário Ferreira) ao PRR refere-se a turismo

O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal defendeu hoje que os critérios para a seleção de empresas são objetivos, esclarecendo que a candidatura da Pluris refere-se apenas à atividade turística.

Candidatura da Pluris (de Mário Ferreira) ao PRR refere-se a turismo
Notícias ao Minuto

14:06 - 05/07/22 por Lusa

Economia Recuperar Portugal

"Os critérios são objetivos e foram publicados num aviso transparente. Aí pode observar-se o que é possível fazer e quais os limites a alcançar para efeito de capitalização", vincou Fernando Alfaiate, em resposta aos deputados, na Subcomissão para o Acompanhamento dos Fundos Europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência.

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal é responsável pela monitorização e execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na sexta-feira, o BPF anunciou que tinha aprovado as candidaturas de 12 empresas, entre as quais a Pluris Invesments, do empresário Mário Ferreira, ao Programa de Recapitalização Estratégica do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) no valor de quase 77 milhões de euros.

"Aquilo que está previsto nessa candidatura tem a ver, exclusivamente, com a parte do turismo. O grupo também tem outras atividades, mas só nessa vertente de investimento é que vamos monitorizar", esclareceu Fernando Alfaiate, garantindo que as empresas apoiadas são alvo de verificações no local para comprovar o cumprimento dos objetivos propostos.

Na segunda-feira, fonte oficial do Banco Português de Fomento (BPF) já tinha referido que a candidatura ao investimento aprovado para a Pluris Investments, acionista da Media Capital, "visa exclusivamente o apoio à atividade turística".

A mesma fonte precisou que em causa está uma "operação de investimento de quase capital cujas condições estão alinhadas com o Quadro Temporário de Auxílios de Estado Covid-19 publicado pela Comissão Europeia, na sua versão atualizada em 18 de novembro de 2021".

Esta operação "de investimento foi qualificada como estratégica em resultado da aplicação dos critérios de avaliação previstos no Programa de Recapitalização Estratégica lançado pelo Fundo de Capitalização e Resiliência", concluiu o BPF.

A Pluris Investments, que detém 35,38% da Media Capital, dona da TVI, tem negócios em áreas diversificadas como o turismo.

O Programa de Recapitalização Estratégica conta com 400 milhões de euros de dotação global, através de fundos do FdCR, tendo por objetivo estimular o crescimento sustentável da economia e colmatar a "delapidação" de capitais próprios durante a crise gerada pela pandemia.

Leia Também: Oficial: United apresenta Tyrell Malacia, o primeiro reforço de Ten Hag

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório