Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

UE vai investir 1,3 mil milhões para diversificar economia nigeriana

Dinheiro servirá para afastar a Nigéria da dependência do petróleo.

UE vai investir 1,3 mil milhões para diversificar economia nigeriana
Notícias ao Minuto

22:09 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Nigéria

A União Europeia (UE) vai investir quase 1,3 mil milhões de euros na economia nigeriana, segundo documentos apresentados pela UE esta segunda-feira e citados pela agência Reuters.

O objetivo do investimento na Nigéria é apoiar a diversificação da economia do país, com uma população que ultrapassa as 200 milhões de pessoas, no sentido de a tornar menos dependente no petróleo.

Segundo a Reuters, o financiamento durará até 2027 e insere-se no âmbito do 'Green Deal' da UE, uma iniciativa que procura investir no acesso a energias renováveis e no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

A Nigéria, que tem também a maior economia do continente africano, tem procurado reduzir a sua dependência em exportações além do setor petrolífero, sendo que as exportações de petróleo valem 7% do Produto Interno Bruto do país. Cerca de 86% do petróleo produzido pela Nigéria é exportado.

No documento da UE, é dito que o empréstimo "vai apoiar o acesso do setor agropecuário aos mercados, através do financiamento de estradas rurais, bem como com esforços de adaptação e mitigação do clima".

Acrescenta a Reuters que cerca de 57 projetos já mereceram o 'ok' da UE para receber investimento do 'Green Deal0, sendo que a maioria procura combater o impacto das alterações climáticos na sustentabilidade económica, e o combate à desflorestação e desertificação.

No site do Observatório de Complexidade Económica, a organização refere que os principais destinos do petróleo nigeriano são os Estados Unidos, o Reino Unido, a Bélgica, os Países Baixos e a Alemanha.

Ainda assim, apesar da quantidade de petróleo exportado, a Nigéria é também dos países que mais petróleo importa no mundo.

Leia Também: Alemanha devolve mais de mil itens culturais roubados à Nigéria

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório