Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Novo concurso para Centro de Saúde dos Carvalhos em Gaia lançado este mês

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia afirmou hoje que o novo concurso para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos, por 6,5 milhões de euros, será lançado este mês, estando dependente da Assembleia Municipal.

Novo concurso para Centro de Saúde dos Carvalhos em Gaia lançado este mês
Notícias ao Minuto

20:00 - 04/07/22 por Lusa

Economia Centro de Saúde

À margem da reunião do executivo, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou aos jornalistas que o novo concurso público será lançado "logo depois" de a Assembleia Municipal, que se reúne quinta-feira, deliberar sobre o mesmo. 

"Depois é publicado em Diário da República e jornal oficial da União Europeia porque como o valor do concurso ultrapassa os cinco milhões tem obrigatoriamente de ser internacional", afirmou. 

O lançamento do novo concurso, proposta aprovada por unanimidade, surge depois de no anterior, de 3,9 milhões de euros, as quatro propostas apresentadas terem sido excluídas por apresentarem "valores superiores ao preço base fixado". 

Nesse sentido, o executivo vai discutir o lançamento de um novo concurso para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos com um preço base fixado em 6,5 milhões de euros mais IVA, por o anterior "não ser adequado à obra em questão", fruto da situação pandémica, guerra na Ucrânia e aumento dos preços das matérias-primas, em particular, no setor da construção. 

O documento indica ainda ser possível "uma adjudicação até 20% superior ao preço base estabelecido" (7,8 milhões de euros).

Aos jornalistas, Eduardo Vítor Rodrigues disse, no entanto, não acreditar que a adjudicação "chegue aos 6,5 milhões de euros". 

"Acho que vai ser abaixo disso", observou, acrescentando que o preço base do concurso tem de ser "folgado" para que, posteriormente, o mercado "trate de puxar o valor para baixo". 

O autarca salientou ainda que este é "o primeiro equipamento local de saúde pré-hospitalar", representando uma "nova geração de centros de saúde", cujo objetivo é providenciar serviços e horários que permitam ter "pré-urgências hospitalares locais". 

"Na zona dos Carvalhos isso é muito importante porque permite abranger toda a aquela zona sul do concelho de Vila Nova de Gaia", disse.

A empreitada, deste que é um "objetivo prioritário do município", deverá demorar cerca de "um ano e três meses", revelou o autarca, dizendo que o objetivo é também candidatar o projeto a 'overbooking', no decorrer do programa Norte 2020.

Em junho de 2021, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou, no final de uma reunião do executivo, que o concurso público para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos seria lançado em julho, estando previsto, à época, o arranque da empreitada para este ano. 

Aos jornalistas, o autarca explicou que a câmara cedeu gratuitamente o terreno à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, a quem coube a elaboração do programa funcional e projeto de execução, e assumiu a construção do centro de saúde.

"Este investimento é, para já, assumido por protocolo integralmente pela câmara, mas temos a expectativa de sermos ressarcidos em parte", adiantou.

Na proposta, que será votada segunda-feira, lê-se ainda que as atuais instalações, que acolhem mais de 20.000 utentes e profissionais, "já não se adequam às necessidades assistenciais de saúde da população".

A nova unidade de saúde desenvolver-se-á em dois pisos e abrigará duas unidades de saúde familiar e uma unidade de cuidados da comunidade, refere o procedimento. 

Leia Também: Abrantes. Utentes do Médio Tejo concentram-se por mais médicos de família

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório