Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Gasolina está acima do 'preço eficiente', mas gasóleo está em linha

De acordo com a ERSE, "a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado em linha com o Preço Eficiente". 

Gasolina está acima do 'preço eficiente', mas gasóleo está em linha
Notícias ao Minuto

14:01 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 4 e 10 de julho, acima do preço médio semanal determinado pelo regulador no caso da gasolina, enquanto os do gasóleo ficaram em linha, adiantou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta segunda-feira.

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,6 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 0,1 cent/l acima no caso do gasóleo simples", pode ler-se no Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público.

Quer isto dizer que, em termos percentuais, "a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado em linha com o Preço Eficiente". 

O preço eficiente, recorde-se, é um preço médio semanal determinado pela ERSE que resulta da soma de vários fatores, ou seja, os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos", explicou.

A ERSE passou a publicar semanalmente, desde 30 de maio, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

Leia Também: Preços dos combustíveis baixam hoje. Como procurar o posto mais barato

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório