Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dívida liquidada. BdP assinala "importante resultado" da Oitante

Em causa está a conclusão do processo de reembolso das obrigações emitidas no âmbito da resolução do Banif.

Dívida liquidada. BdP assinala "importante resultado" da Oitante
Notícias ao Minuto

11:27 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Banco de Portugal

O Banco de Portugal assinalou, esta segunda-feira, aquele que considera ser um "importante resultado" alcançado pela Oitante - detida a 100% pelo Fundo de Resolução -, no âmbito da conclusão do processo de reembolso da dívida.

"O BdP, na sua qualidade de autoridade nacional de resolução, saúda a conclusão do processo de reembolso da dívida da Oitante, que ocorre mais de três anos antes da data do seu vencimento, como um momento da maior importância no processo de resolução do Banif –  Banco Internacional do Funchal, S.A", adianta o supervisor, em comunicado

Entretanto, também em comunicado, o Fundo de Resolução conclui que a "dívida da Oitante, que inicialmente ascendeu a 746 milhões de euros, foi, assim, integralmente liquidada, mais de três anos antes da data do seu vencimento, inicialmente previsto para dezembro de 2025".

A Oitante, recorde-se, foi criada pelo BdP no âmbito da resolução do Banif, em 20 de dezembro de 2015, para "receber e administrar ativos desse banco que não integraram o perímetro da venda de ativos e passivos ao Banco Santander Totta, S.A".

"A emissão de obrigações por parte da Oitante permitiu financiar a transferência dos ativos do Banif para aquela sociedade e foi, por isso, imprescindível para a concretização da resolução e, assim, para evitar a liquidação desordenada daquele banco", explica o supervisor da banca. 

Deste modo, "o reembolso antecipado da dívida da Oitante faz cessar as responsabilidades do Fundo de Resolução e do Estado Português relativamente a essa dívida, permite importantes poupanças financeiras e faz perspetivar a recuperação de uma parte significativa dos 489 milhões de euros desembolsados pelo Fundo de Resolução, em 2015, no financiamento da resolução do Banif".

"Por esse resultado, o Banco de Portugal felicita a administração da Oitante e os seus trabalhadores", pode ler-se na mesma nota. 

Leia Também: Produção de eletricidade a gás natural e saldo importador batem recordes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório