Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Abono de família ou bolsa? Prova Escolar deve ser efetuada este mês

Prova Escolar - para efeitos de atribuição e manutenção do abono de família e da bolsa de estudo, bem como manutenção da pensão de sobrevivência - deve ser efetuada durante o mês de julho. Saiba aqui o que está em causa.

Abono de família ou bolsa? Prova Escolar deve ser efetuada este mês
Notícias ao Minuto

07:59 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

O Instituto da Segurança Social (ISS) recorda que a Prova Escolar - para efeitos de atribuição e manutenção do abono de família e da bolsa de estudo, bem como manutenção da pensão de sobrevivência - deve ser efetuada durante o mês de julho para o ano letivo 2022/2023.

"A prova da situação escolar é imprescindível para assegurar a atribuição e manutenção do abono de família e da bolsa de estudo, bem como manutenção da pensão de sobrevivência", pode ler-se no site do ISS. 

Esta Prova Escolar deve ser feita pelos jovens nas seguintes situações: 

  • A partir dos 14 anos, com Abono de Família na Segurança Social e frequência do ensino secundário, para efeito da Bolsa de Estudo;
  • A partir dos 16 anos, com Abono de Família na Segurança Social;
  • A partir dos 18 anos, com Pensão de Sobrevivência da Segurança Social.

Ainda assim, "quando já há troca de informação entre os serviços da Educação/Ensino Superior e a Segurança Social, a Prova Escolar é registada automaticamente na Segurança Social Direta [SSD], se no ato da matricula foi indicado o Número de Identificação da Segurança Social, e aparece registada no separador 'Provas registadas'".

Verifique se a Prova Escolar está registada na SSD

Neste sentido, a recomendação do ISS é que os alunos do ensino básico, secundário e equiparados, e superior, matriculados em estabelecimentos públicos ou privados com contrato de associação, devem verificar se a Prova Escolar está registada na SSD, "sendo esta verificação indispensável".

Como verificar/realizar a Prova Escolar?

Abono de família: Na SSD, no separador 'Família', selecionar o menu 'Abono de família e de pré́-natal' e escolher a opção 'Prova Escolar'.

Pensão de sobrevivência: Na SSD, no separador 'Pensões', selecionar o menu 'Prova Escolar'.

"Se a Prova Escolar já estiver automaticamente registada na Segurança Social Direta [SSD], aparece no separador 'Provas registadas'", adianta ainda o ISS. 

Acresce ainda que "quem recebe Abono de Família e Pensão de Sobrevivência tem de fazer uma única prova escolar, optando por qualquer um dos separadores acima referidos".

Para mais informações consulte aqui o guia prático da Segurança Social sobre este tema. 

Leia Também: Se trabalha a recibos verdes, não se esqueça de entregar esta declaração

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório