Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Se trabalha a recibos verdes, não se esqueça de entregar esta declaração

Trabalhadores independentes têm até ao final do mês para entregar a declaração trimestral, onde devem ser indicados os rendimentos auferidos em abril, maio e junho de 2022 e que servem para o cálculo das contribuições dos meses de julho, agosto e setembro de 2022.

Se trabalha a recibos verdes, não se esqueça de entregar esta declaração
Notícias ao Minuto

07:49 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia trabalhadores independentes

Durante o mês de julho está a decorrer o período de entrega da declaração trimestral dos trabalhadores independentes, lembrou o Instituto da Segurança Social (ISS), na sexta-feira. 

"Nesta declaração, devem ser indicados os rendimentos auferidos em abril, maio e junho de 2022, e que servem para o cálculo das contribuições dos meses de julho, agosto e setembro de 2022", indica o organismo, num comunicado publicado no seu site.

Depois de submetida a declaração, "os trabalhadores independentes recebem uma notificação na sua Caixa de Mensagens da Segurança Social Direta respeitante à base de incidência contributiva que lhes foi fixada para os meses seguintes, onde consta o valor da contribuição prevista".

O ISS explica que todos os meses, a Segurança Social "apura o valor da contribuição a pagar (podendo ser diferente da contribuição prevista acima referida, uma vez que podem existir eventos que possam influenciar o valor a pagar, como seja, por exemplo, impedimento para o trabalho por doença) e regista esse valor em conta corrente".

A par disso, "é remetida uma mensagem para a caixa de mensagens da Segurança Social Direta do contribuinte, informando que foi criada nova obrigação contributiva".

Como consultar?

O valor das contribuições a pagar é consultável na Segurança Social Direta através dos seguintes passos: Conta Corrente » Posição Atual » Valores a pagar » Contribuições Correntes, sendo indicada a data limite de pagamento do respetivo mês.

Leia Também: Recebe subsídios ou pensões? Estas são as datas de pagamento em julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório