Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cabaz de bens alimentares já subiu mais de 10% desde o início da guerra

Cabaz de produtos alimentares já registou um aumento de preço de 10,94%, custando esta semana mais 20,09 euros do que custava no final de fevereiro.

Cabaz de bens alimentares já subiu mais de 10% desde o início da guerra
Notícias ao Minuto

14:25 - 01/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia Cabaz de bens alimentares

Um cabaz de bens alimentares com produtos considerados essenciais já aumentou mais de 10% desde o início da guerra na Ucrânia, de acordo com a monitorização de preços da DECO Proteste. Na última semana, sublinhe-se, os preços voltaram a aumentar. 

"O preço do cabaz de bens alimentares essenciais registou uma ligeira subida de 0,86% (mais 1,73 euros) entre 22 e 29 de junho, passando a custar 203,72 euros. Quatro meses depois do início da guerra na Ucrânia (24 de fevereiro), o mesmo cabaz de produtos alimentares já registou um aumento de preço de 10,94%, custando esta semana mais 20,09 euros do que custava no final de fevereiro", adianta a associação, em comunicado.    

Esta monitorização tem sido feita todas as semanas, desde fevereiro, às quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, a um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

"Esta análise tem revelado aumentos quase todas as semanas, com alguns produtos a registarem subidas de preços de dois dígitos de uma semana para a outra", adianta a DECO Proteste. 

Quais os preços que mais aumentaram? 

Na última semana, entre 22 e 29 de junho, os dez produtos com maiores subidas de preço foram os cereais (mais 15%), o carapau (mais 14%), a couve-flor (mais 12%), o tomate (mais 12%), a alface frisada (mais 10%), os brócolos (mais 8%), a curgete (mais 8%), a pescada fresca (mais 8%), a cenoura (mais 7%) e a massa esparguete (mais 7%).

Leia Também: Haitong Bank aumenta capital depois de conversão de direitos do Estado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório