Em maio de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 1,3 mil milhões de euros, para 280,4 mil milhões de euros, anunciou o Banco de Portugal (BdP), esta sexta-feira.
"Este acréscimo refletiu, essencialmente, o empréstimo concedido pela Comissão Europeia ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (0,6 mil milhões)", explica o supervisor da banca, em comunicado.
Adicionalmente, registaram-se emissões líquidas positivas de títulos de dívida (0,4 mil milhões de euros) e o aumento de responsabilidades em depósitos (0,3 mil milhões).
Os depósitos das administrações públicas aumentaram 2,7 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 1,3 mil milhões de euros, para 254,7 mil milhões de euros.
A dívida pública, recorde-se, corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo.
[Notícia atualizada às 11h05]
Leia Também: Euribor sobem a três meses e caem a seis e a 12 meses