Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ucrânia: Ação de recrutamento da Sonae abrangeu cerca de 120 refugiados

A ação de recrutamento que a Sonae realizou hoje em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, destinada a refugiados ucranianos, atraiu cerca de 120 pessoas, disse à Lusa fonte oficial da empresa.

Ucrânia: Ação de recrutamento da Sonae abrangeu cerca de 120 refugiados
Notícias ao Minuto

19:49 - 28/06/22 por Lusa

Economia Sonae

"Superámos expectativas que tínhamos. Nós tínhamos a indicação que teríamos por volta de 100 pessoas, e acabámos por superar esse número", disse hoje à Lusa Teresa Cabral Menezes, responsável de Diversidade e Inclusão da empresa.

De acordo com a responsável, a ação que decorreu hoje entre as 10:00 e 18:00 na Avenida da República atraiu "perfis com muita diversidade", em setores como hotelaria, operações e lojas, existindo já pessoas com "entrevistas marcadas para poderem seguir em processos de recrutamento".

O número de entrevistas marcadas deverá ser conhecido nos próximos dias, referiu Teresa Cabral Menezes.

A responsável vincou que no grande Porto estão abertas 250 vagas, mas no processo de hoje estiveram presentes equipas de recrutamento de Coimbra, Barcelos (distrito de Braga) ou Oliveira de Azeméis (Aveiro).

Se nalgumas oportunidades "é importante falar português, nomeadamente em tudo aquilo que tenha a ver com o contacto com o cliente", a responsável deu como exemplo que também existe "a reposição em loja", que "pode ser uma boa porta de entrada para estas pessoas para conhecerem o negócio" caso não falem português.

Como principais preocupações elencadas pelos refugiados ucranianos, segundo Teresa Cabral Menezes estão "os filhos a terminar as escolas", pretendendo a Sonae, junto das câmaras municipais e associações locais, garantir "que isso deixa de ser um problema para eles encontrarem um emprego", através dos programas de acompanhamento para esse efeito.

A ação de hoje foi realizada em parceria com os municípios do Porto e Matosinhos, e decorre no âmbito do Sonae For Ukraine [Sonae pela Ucrânia], programa que conta com a mobilização de recursos e 'know-how' [competências] da Sonae para apoiar os mais afetados pelo conflito na Ucrânia, através de 3 eixos de atuação principais: chegada, acolhimento, emprego.

Os eixos de chegada e acolhimento têm sido trabalhados em coordenação, nomeadamente com o Alto Comissariado para as Migrações, autarquias locais e centros de acolhimento em várias regiões do país, de acordo com a empresa.

Leia Também: Sonae MC. Funcionários consideram modelo de avaliação "discriminatório"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório