Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Rentabilidade suporta perspetiva 'neutra' da Fitch para a banca global

A agência de notação financeira Fitch tem uma perspetiva 'neutra' para o setor bancário global, suportada na rentabilidade, mas aponta "um contexto económico mais incerto do que há seis meses" e riscos acrescidos nas economias emergentes.

Rentabilidade suporta perspetiva 'neutra' da Fitch para a banca global
Notícias ao Minuto

15:53 - 28/06/22 por Lusa

Economia Fitch

No caso dos países do sul da Europa Ocidental (com exceção da Itália), a perspetiva da Fitch Ratings mantém-se, tal como no início do ano, positiva ('Improving'), considerando a agência que, em Portugal, as receitas da banca "podem beneficiar de taxas mais elevadas já no segundo semestre de 2022" e que "o bom desempenho dos empréstimos que beneficiavam de moratórias e o saneamento dos balanços devem beneficiar a qualidade dos ativos".

De acordo com o relatório 'Mid-Year Outlook: Global Banks', hoje divulgado pela Fitch, "a perspetiva 'neutra' agora traçada para os bancos em 2022 esconde uma mudança significativa no seu ambiente operacional": "As perspetivas económicas são mais incertas do que há seis meses e há riscos de deterioração, principalmente nas economias emergentes", refere.

Prevendo que "as condições de negócios para os bancos se deteriorem em relação a 2021, à medida que o crescimento global desacelera num contexto de aumento contínuo da inflação", a Fitch considera que "a qualidade dos ativos também tende a deteriorar-se moderadamente".

"No entanto, esperamos que estes fatores sejam parcialmente compensados por margens melhores, com os 'ratings' também amortecidos pelas provisões acumuladas para perdas com empréstimos e pelas reservas de capital robustas", acrescenta.

Citado no relatório, o diretor da área de bancos da Fitch Ratings, James Longsdon, afirma: "Taxas mais altas beneficiarão as margens e a rentabilidade, mas também há riscos de revisão em baixa, principalmente para as economias de mercados emergentes".

Leia Também: Retenção de IRS muda em julho para acomodar aumento extra das pensões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório