Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Venezuela. Fabricantes reduzem peso de pacotes para serem acessíveis

Os fabricantes e distribuidores venezuelanos estão a reduzir peso e quantidades dos pacotes de alimentos para serem mais acessíveis para os consumidores do país, há vários anos afetado pela crise económica.

Venezuela. Fabricantes reduzem peso de pacotes para serem acessíveis
Notícias ao Minuto

06:29 - 28/06/22 por Lusa

Economia Venezuela

A redução do peso e quantidades dos produtos faz parte de um "processo de reinvenção" das empresas, para aumentar o consumo, com pacotes a preços mais acessíveis para a população, disse o presidente da Câmara Venezuelana da Indústria de Alimentos (Cavidea).

"O comprador está a ir mais vezes ao supermercado, porque não tem dinheiro suficiente para cobrir todo o mercado numa única compra (...), a nível de consumo, a redução do peso das embalagens dos produtos está a ajudar muito", disse Álvaro Burgos, aos jornalistas.

A capacidade de compra tem levado os venezuelanos a dar prioridade à compra de proteínas, depois hidratos de carbono, em detrimento de vegetais, para acompanhar as refeições, indicou a Cavidea.

Por outro lado, o consumo na Venezuela tem crescido em 2022, em comparação com anos anteriores, acrescentou Burgos. Já no ano passado, o país tinha recuperado dos registos negativos, estando, no entanto, em valores inferiores aos de 2006 e 2007, adiantou.

Álvaro Burgos lembrou que a Venezuela tem passado por altos valores inflacionários e que muitos dos produtos que chegam ao país são importados.

De acordo com a imprensa local, maionese, grãos, café, doces e chocolates são alguns dos produtos agora no mercado em embalagens mais pequenas, com menos peso e quantidade.

Esta é a segunda vez que a indústria alimentar venezuelana reduz os tamanhos, embalagens e pesos dos produtos.

A primeira vez ocorreu em 2013, quando a Venezuela registou uma escassez de produtos básicos, o que levou os comerciantes a usar embalagens mais pequenas para sabão em pó, açúcar, café e leguminosas, entre outros.

Leia Também: Ataques contra ativistas e ONGs na Venezuela aumentaram 70% em maio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório