Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Gasolina vendida 4 cêntimos acima do preço de referência e gasóleo a 1,5

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 20 e 26 de junho, no caso da gasolina, quatro cêntimos acima do preço médio semanal determinado pelo regulador, estando o gasóleo 1,5 cêntimos acima, adiantou a ERSE.

Gasolina vendida 4 cêntimos acima do preço de referência e gasóleo a 1,5
Notícias ao Minuto

20:37 - 27/06/22 por Lusa

Economia ERSE

De acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado, esta segunda-feira, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "relativamente à semana anterior verificou-se que a média nacional dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 4,0 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, o que corresponde ao valor mais elevado desde a publicação deste relatório".

"No caso do gasóleo simples, os Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos estiveram igualmente acima, em 1,5 cent/l", sendo que, "em termos percentuais, a gasolina IO 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,9% acima do preço eficiente, e o gasóleo simples 0,7% também acima do preço eficiente".

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE que resulta da soma de vários fatores, ou seja, os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos", explicou.

No mesmo relatório, a ERSE indicou que, "ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos preços com descontos", que são preços médios publicado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), estes "permaneceram abaixo do preço eficiente", com a gasolina 95 simples apresentar "um desvio de -- 0,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples - 1,7%", sendo que, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, em 0,2 cent/l e 3,6 cent/l abaixo dos preços eficientes, respetivamente", destacou a ERSE.

O regulador revelou ainda que para esta semana (27 de junho a 03 de julho), "o preço eficiente antes de impostos é de 1,277 Euro/l [euros/litro] para a gasolina 95 simples e de 1,393 Euro/l para o gasóleo simples", e que, "após impostos, o preço eficiente fica nos 2,132 Euro/l e nos 2,123 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente".

O preço dos combustíveis desce esta semana, com o Governo a estimar em três cêntimos a descida do preço do litro de gasóleo e de 3,9 cêntimos da gasolina, segundo dados do Ministério das Finanças enviados, esta segunda-feira, à Lusa.

No caso do gasóleo, a descida estimada é a primeira desde a semana iniciada em 30 de maio. Já na gasolina, observa-se um recuo pela segunda semana consecutiva, que pôs fim a um ciclo de subidas desde 09 de maio.

A ERSE passou a publicar semanalmente, desde 30 de maio, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

Leia Também: Governo estimou queda de 3 cêntimos no gasóleo e 3,9 cêntimos na gasolina

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório