Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco erros a evitar numa entrevista de emprego

Fique a par de cinco erros que são regularmente cometidos nas entrevistas de emprego, mas que devem ser evitados ao máximo.

Cinco erros a evitar numa entrevista de emprego
Notícias ao Minuto

14:46 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

As entrevistas de emprego são um momento fundamental para os que procuram um novo trabalho, pelo que é essencial estar bem preparado para evitar erros que podem significar o afastamento de um candidato da lista de opções de uma empresa.

Nesta senda, o portal Alerta Emprego adianta, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, cinco erros que são regularmente cometidos nas entrevistas de emprego, mas que devem ser evitados ao máximo: 

  1. Não estar devidamente preparado - "A preparação prévia para a entrevista é um ponto fulcral para se ser bem-sucedido no processo e conseguir-se a vaga. Isto pode ocorrer quando os candidatos são contactados e não se recordam da candidatura ou não revelam estar bem informados sobre a empresa ou função durante a conversa. Estudar a página online da organização, ler notícias sobre a mesma e pesquisar mais acerca do recrutador pode evitar que este erro seja cometido";
  2. Chegar atrasado ou faltar à entrevista - "Chegar atrasado ou faltar ao primeiro contacto com a empresa dá ao candidato uma imagem pouco profissional e mostra desinteresse relativamente à oportunidade a que se candidata, bem como falta de compromisso. O profissional deve sempre tentar confirmar a sua presença com antecedência e estar uns minutos mais cedo no local, assegurando que tudo corre como esperado."
  3. Não fazer questões e não destacar competências - "Fazer questões sobre a empresa e vaga, principalmente no final da conversa, é um dos pontos fundamentais durante uma entrevista de emprego. Esta atitude mostra que o candidato está de facto empenhado em ingressar na empresa e no seu respetivo dia-a-dia, bem como nos seus valores e missão";
  4. Ter uma postura desadequada - "Adotar uma postura correta é essencial para conseguir prosseguir no processo de recrutamento. Os candidatos devem evitar ter uma imagem descuidada ou não fazer contacto visual com os recrutadores, sob risco de demonstrarem desleixo e insegurança. Também a roupa que levam para a conversa deve ser pensada, não devendo ser informal";
  5. Levar um acompanhante para a conversa - "Ser entrevistado é um momento pessoal, pelo que, embora pareça pouco provável, ir a uma entrevista acompanhado é um dos principais erros relatados pelas empresas. Além de ser desaconselhado, caso exista um acompanhante o mesmo não deverá intervir na conversa no lugar do candidato".

Leia Também: Marcelo terá encontros com Lula e Temer antes de se reunir com Bolsonaro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório