Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Clima empresarial na Alemanha cai em junho - Ifo

O clima empresarial na Alemanha caiu em junho, com as expectativas a tornarem-se "marcadamente mais pessimistas" devido ao aumento dos preços da energia e à ameaça de escassez de gás, anunciou hoje o instituto alemão ifo.

Clima empresarial na Alemanha cai em junho - Ifo
Notícias ao Minuto

10:47 - 24/06/22 por Lusa

Economia Alemanha

Num comunicado hoje divulgado, o instituto alemão afirma que o índice de clima empresarial na Alemanha da caiu para 92,3 pontos em junho, contra 93,0 pontos em maio.

"As empresas estavam um pouco menos satisfeitas com a sua situação comercial atual" e "as suas expectativas tornaram-se marcadamente mais pessimistas", precisa do ifo.

Na indústria transformadora, o índice sofreu um impacto considerável, com as empresas a avaliarem a situação atual como ligeiramente pior, refere o ifo, adiantando que além disto, as empresas estão significativamente mais pessimistas em relação ao segundo semestre do ano.

"A indústria química, em particular, está profundamente alarmada".

No setor dos serviços, o clima empresarial melhorou claramente devido às expectativas nitidamente menos céticas, indica o instituto alemão, precisando que "os prestadores de serviços avaliaram a atual situação empresarial como um pouco melhor".

O setor hoteleiro está a ter um bom verão, mas o transporte e a logística estão pessimistas em relação ao segundo semestre.

No comércio, o clima empresarial desabou, com as empresas muito menos satisfeitas com a situação atual, tendo as expectativas caído para o nível mais baixo desde abril de 2020.

"Os grossistas e os retalhistas estão extremamente perturbados com as perspetivas para os próximos meses", afirma o ifo.

Na construção, o índice do clima empresarial subiu, tendo as empresas avaliado os negócios atuais como estando melhores, mas as expectativas mantiveram-se pessimistas, embora ligeiramente menos do que no mês anterior.

Leia Também: Inflação em Macau fixa-se em 1,10% em maio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório