Num comunicado hoje divulgado, o instituto alemão afirma que o índice de clima empresarial na Alemanha da caiu para 92,3 pontos em junho, contra 93,0 pontos em maio.
"As empresas estavam um pouco menos satisfeitas com a sua situação comercial atual" e "as suas expectativas tornaram-se marcadamente mais pessimistas", precisa do ifo.
Na indústria transformadora, o índice sofreu um impacto considerável, com as empresas a avaliarem a situação atual como ligeiramente pior, refere o ifo, adiantando que além disto, as empresas estão significativamente mais pessimistas em relação ao segundo semestre do ano.
"A indústria química, em particular, está profundamente alarmada".
No setor dos serviços, o clima empresarial melhorou claramente devido às expectativas nitidamente menos céticas, indica o instituto alemão, precisando que "os prestadores de serviços avaliaram a atual situação empresarial como um pouco melhor".
O setor hoteleiro está a ter um bom verão, mas o transporte e a logística estão pessimistas em relação ao segundo semestre.
No comércio, o clima empresarial desabou, com as empresas muito menos satisfeitas com a situação atual, tendo as expectativas caído para o nível mais baixo desde abril de 2020.
"Os grossistas e os retalhistas estão extremamente perturbados com as perspetivas para os próximos meses", afirma o ifo.
Na construção, o índice do clima empresarial subiu, tendo as empresas avaliado os negócios atuais como estando melhores, mas as expectativas mantiveram-se pessimistas, embora ligeiramente menos do que no mês anterior.
Leia Também: Inflação em Macau fixa-se em 1,10% em maio