Meteorologia

  • 25 JUNHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

"É urgente". DECO defende descida do IVA da luz e do gás para 6%

Organização de defesa do consumidor pede uma redução do IVA da eletricidade e do gás para 6% em "toda a fatura e para todos os consumidores".

"É urgente". DECO defende descida do IVA da luz e do gás para 6%
Notícias ao Minuto

24/06/22 10:00 ‧ Há 20 Horas por Notícias ao Minuto

Economia Energia

A DECO Proteste defende a urgência de uma solução "estrutural e definitiva" para os preços da eletricidade e do gás, pedindo, por isso, uma redução do IVA aplicado para 6%.

"É urgente o Governo adotar uma solução estrutural e definitiva para o custo da eletricidade e do gás. O IVA destes serviços públicos essenciais deve descer para 6%, em todas as energias domésticas, em toda a fatura e para todos os consumidores", diz a organização de defesa do consumidor, em comunicado

A DECO defende que a eletricidade e o gás, "em todas as suas vertentes, são serviços públicos essenciais, e devem ser tributados como tal, ou seja, à taxa reduzida de IVA de 6%". 

"Nesta altura de incerteza económica e social, é urgente adotar medidas que perdurem e que resolvam problemas há muito identificados. Exigimos que o Governo adote uma solução estrutural e definitiva para o setor da energia doméstica: baixar o IVA da eletricidade e do gás para 6%, em toda a fatura e para todos os consumidores", reitera.

Poupança pode chegar aos 163 euros por ano 

Os cálculos da organização de defesa do consumidor revelam ainda que, com o IVA a 6%, o custo da energia doméstica "sofreria um decréscimo considerável".

"Uma família de quatro elementos, com contratos de eletricidade e gás natural, poderia poupar cerca de 12,5 euros por mês, ou seja, 150 euros por ano. Mas se, em vez de gás natural, a mesma família consumisse gás engarrafado, essa poupança seria ainda maior: 13,5 euros por mês, que se traduzem em 163 euros, ao fim de um ano", adianta a DECO. 

Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com as duas EDP a liderarem os ganhos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório