Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º
Euribor Afinal, o que é a Euribor? Qual é a ...

Afinal, o que é a Euribor? Qual é a importância desta taxa?

Saiba o motivo pelo qual é "fundamental" estar a par dos valores da Euribor, em especial se tem um contrato de crédito à habitação indexado a esta taxa.

Afinal, o que é a Euribor? Qual é a importância desta taxa?
Notícias ao Minuto

08:27 - 24/06/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Euribor

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre a Euribor, devido à subida desta taxa. Afinal, em que consiste e qual é a sua importância? É a esta pergunta que procuramos responder neste artigo. 

De acordo com o Banco Central Europeu (BCE), a Euribor é uma taxa de referência do mercado sem garantia:

"É calculada para diversos prazos (1 semana e 1, 2, 3, 6 e 12 meses) e gerida pelo EMMI [Instituto Europeu dos Mercados Monetários]. No sentido de tornar a Euribor compatível com o regulamento da UE em matéria de índices de referência, o EMMI clarificou a sua definição como sendo 'a taxa a que os bancos dos países da UE e da Associação Europeia de Comércio Livre (AECL) podem obter fundos no mercado por grosso sem garantia'", pode ler-se no site do banco central. 

Na prática, explica o Doutor Finanças, "esta é uma taxa de referência que reflete o que os bancos da União Europeia cobram para emprestarem dinheiro entre si sem garantias, através de um painel composto por bancos específicos". 

E mais: A taxa "reflete o que os bancos da UE cobram para emprestarem dinheiro entre si sem garantias, através de um painel composto por bancos específicos", sendo que, em Portugal, "o único banco que integra este painel é a Caixa Geral de Depósitos", refere a empresa especializada em finanças pessoais. 

Quanto ao seu cálculo, "este é feito com base em múltiplos exemplos reais, reportados por diversos bancos que realizam operações regulares nos mercados europeus. Para determinar o valor da Euribor excluem-se 15% das taxas mais altas e 15% das mais baixas". 

Ainda segundo o Doutor Finanças, as flutuações da Euribor são causadas pela previsão da subida dos juros por parte do BCE: "As taxas Euribor costumam acompanhar os movimentos das chamadas taxas de referência, que são determinadas pelo banco central. E, nesta altura, com a subida da inflação na Zona Euro, o BCE deve agir, subindo os juros". 

Qual é a importância de 'olhar' para a Euribor? 

O Doutor Finanças lembra que, desde 1 de janeiro de 1999 - data da criação da Euribor (em simultâneo com o euro) -, que a taxa é usada como referência em vários produtos financeiros.

"O caso mais conhecido é o crédito habitação, sendo um dos principais indexantes neste tipo de financiamento. Isto porque todos os contratos de crédito habitação com uma taxa variável, estão sujeitos à flutuação da Euribor no prazo escolhido", indica a empresa especializada em finanças pessoais.

Neste caso, "os prazos mais comuns são a três meses, seis meses e doze meses. Isto significa que se contratou um crédito com uma taxa Euribor a seis meses, o valor da sua prestação de crédito será revisto semestralmente. Quando a Euribor sobe, inevitavelmente a sua prestação de crédito também irá subir, o mesmo se aplica quando desce".   

É por este motivo que, explica o Doutor Finanças, "é fundamental estar a par dos valores da Euribor, pois ela terá um impacto na sua prestação de crédito, e consequentemente no seu orçamento familiar". 

Leia Também: Euribor caem a três, a seis e a 12 meses

Campo obrigatório