Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Atividade económica estabiliza e consumo privado volta a diminuir em maio

O indicador coincidente para a atividade económica apresentou, em maio, uma taxa próxima da registada nos meses anteriores, enquanto o indicador coincidente para o consumo privado voltou a diminuir, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Atividade económica estabiliza e consumo privado volta a diminuir em maio
Notícias ao Minuto

11:41 - 23/06/22 por Lusa

Economia BdP

Em maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica foi de 7,1%, em linha com últimos dois meses, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado diminuiu de 5,2% em abril para 4,6%.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 7%, enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 5,9% (no mesmo período de 2021, a taxa média de variação destes indicadores foi de 3,1% e 4,7%, respetivamente).

Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico, pelo que não refletem em cada momento a taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais.

Ressalvando que a incorporação de nova informação pode refletir-se mensalmente na revisão dos valores passados dos indicadores coincidentes, o BdP alerta para que, na atual conjuntura, pode haver revisões mensais nestes indicadores superiores às habituais.

Também hoje, o BdP informou que, na semana terminada em 19 de junho, o indicador diário de atividade económica (DEI), que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, aponta para uma variação homóloga similar à da semana anterior.

O DEI é um indicador lançado pelo BdP para identificar alterações abruptas na atividade económica, mas não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurossistema.

Leia Também: Bosch abre portas em Aveiro e Braga para ações de recrutamento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório