Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Atividade da zona euro abranda fortemente em junho

A atividade da zona euro abrandou acentuadamente em junho para um mínimo de 16 meses devido à desaceleração da procura e à forte inflação, de acordo com o índice de atividade do PMI na zona euro da S&P Global.

Atividade da zona euro abranda fortemente em junho
Notícias ao Minuto

10:53 - 23/06/22 por Lusa

Economia S&P Global

O índice PMI (Purchasing Managers' Index) 'flash' da S&P Global, que agora integra o IHS Markit, divulgado hoje, baixou para 51,9 pontos em junho, contra 54,8 em maio e ligeiramente acima da marca dos 50 pontos que separa o crescimento da contração.

Junho foi o 16.º mês consecutivo de crescimento económico, embora o crescimento tenha abrandado, refletindo uma estagnação no crescimento da procura.

A produção industrial contraiu-se pela primeira vez nos últimos dois anos e o crescimento no setor dos serviços moderou-se consideravelmente, especialmente nos serviços de retalho.

As empresas inquiridas mostraram expectativas mais baixas de atividade para os próximos doze meses, indicando o nível mais baixo de positividade desde outubro de 2020.

Tanto a falta de crescimento da procura como o agravamento das perspetivas estavam amplamente ligados ao aumento do custo de vida, às condições financeiras mais restritivas e às preocupações em relação à energia e às cadeias de abastecimento geradas pela guerra na Ucrânia e às persistentes perturbações da pandemia.

Entretanto, as pressões sobre os preços permaneceram elevadas e atingiram níveis nunca vistos antes da pandemia, embora uma moderação nos aumentos de custos pelo terceiro mês consecutivo sugira que a taxa de inflação possa ter começado a diminuir.

Leia Também: Tribunal da Relação reduz pena a homem envolvido em sequestro de taxista

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório