Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Investir na formação dos colaboradores: Quatro dicas maximizar o retorno

Desde escolher planos de formação alinhados com os objetivos do negócio ao 'feedback', fique a par de quatro formas para maximizar o retorno do investimento na formação dos colaboradores de uma empresa.

Investir na formação dos colaboradores: Quatro dicas maximizar o retorno
Notícias ao Minuto

10:18 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

Numa altura em que as empresas estão cada vez mais pressionadas a acelerarem a digitalização é também pedido aos colaboradores que passem a ter novas competências, o que requer um investimento, por parte das empresas, na formação dos mesmos. Contudo, como é que pode ser maximizado o retorno deste investimento?

"Sempre que preparam os seus colaboradores adequadamente, as empresas recuperam o investimento sob forma de um conjunto de competências internas mais amplo, o que pode potencia o crescimento da empresa em diferentes planos. Simultaneamente, ao dar a formação certa aos colaboradores certos, as organizações geram um maior envolvimento, ao mesmo tempo que aumentam os níveis de satisfação no trabalho e estimulam a dedicação dos colaboradores", diz a consultora de recursos humanos Kelly, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A empresa adianta ainda quatro dicas para que as organizações possam retirar o maior partido da aposta em programas de formação dos funcionários. Tome nota: 

  1. Escolher planos de formação alinhados com os objetivos do negócio: "Antes de determinar a formação em si, é mais importante analisar as necessidades da empresa ao nível das competências dos colaboradores. Ou seja, a 'workforce' deve reter competências que possam ser aplicadas nas rotinas internas, de modo a ajudar a firma a prosperar";
  2. Identificar colaboradores capazes e com vontade de aprender novas competências: "No momento de oferecer formação aos colaboradores, existem outras variantes a ter em conta: nem todos querem apender e nem todos conseguem aprender. Cada chefia deve selecionar cuidadosamente os seus formandos, caso a formação não abranja todo o departamento";
  3. Dar oportunidades de utilizar as novas competências e conhecimentos: "Tão importante como reter o conteúdo das formações é a atribuição de projetos ou trabalhos com tecnologias que permitam a utilização desses conhecimentos. Exemplo: se a empresa pretende formar pessoas em tecnologias que ainda não foram implementadas internamente, a formação deve ser agendada para uma altura relativamente próxima da implementação dessas tecnologias. Caso contrário, os colaboradores podem acabar por esquecer aquilo que aprenderam porque, simplesmente, não chegaram a pôr em prática os novos conhecimentos";
  4. Obter feedback: "Sempre que os seus colaboradores tenham tido oportunidade de concluir a formação e pô-la em prática, as chefias devem procurar obter o feedback por meio de questionários ou inquéritos. Esta estratégia irá ajudá-lo a aperfeiçoar futuras formações".

Leia Também: Preços de carros elétricos pode aumentar. Valor de matéria-prima duplicou

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório