Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Apoio (de 60€) ao cabaz alimentar vai ser prolongado. Em que consiste?

A medida abrange "cerca de um milhão de famílias", de acordo com as estimativas do Governo.

Apoio (de 60€) ao cabaz alimentar vai ser prolongado. Em que consiste?
Notícias ao Minuto

07:34 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia cabaz alimentar

O primeiro-ministro, António Costa, revelou que o Governo vai aprovar esta quinta-feira o alargamento do apoio extraordinário ao cabaz alimentar, no valor de 60 euros, indicando que a medida abrange "cerca de um milhão de famílias".

"Amanhã [esta quinta-feira] o Conselho de Ministros aprovará que a medida extraordinária de apoio ao cabaz alimentar vigorará por mais três meses, ou seja, com mais 60 euros a ser pagos às pessoas que beneficiam da tarifa social de eletricidade e a todos os beneficiários das prestações mínimas", anunciou o o primeiro-ministro. 

Em que consiste o apoio de 60 euros?

O apoio extraordinário para as famílias mais vulneráveis foi anunciado em março pelo Governo e tem com o objetivo de compensar o aumento nos preços dos bens alimentares de primeira necessidade, devido ao conflito na Ucrânia.

A medida abrange beneficiários do subsídio social de desemprego, pensão social de velhice, Complemento Solidário para Idosos (CSI) e Rendimento Social de Inserção (RSI), entre outras prestações.

O apoio às famílias mais vulneráveis foi criado inicialmente apenas para quem beneficiava, em março, da tarifa social de energia, tendo o Governo decidido entretanto alargar a medida aos beneficiários de prestações sociais mínimas.

O valor do apoio extraordinário é de 60 euros por agregado familiar e inicialmente seria pago uma só vez pela Segurança Social, em abril, para os beneficiários da tarifa social de energia e, em maio, para as restantes situações.

Leia Também: DECO defende alargamento do apoio de 60 euros a mais famílias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório